Magríssimo ou magérrimo: qual está certo no português?

Ambos estão corretos e significam a mesma coisa ou somente um é reconhecido no dicionário? Confira a resposta a seguir.

Nem sempre sabemos qual é o superlativo correto de adjetivos, já que, por vezes, várias opções podem soar como cabíveis. É o caso, por exemplo, de magríssimo e magérrimo. Afinal de contas, é possível usar ambos para o adjetivo magro ou somente um está, de fato, certo?

continua depois da publicidade

Antes de mais nada, é importante entendermos o que realmente significa superlativo. A língua portuguesa o define como um fenômeno linguístico para exprimir uma qualidade em grau bastante elevado. É a máxima intensidade para determinado adjetivo/qualidade.

Existem dois tipos específicos: o relativo, eleva algo em comparação com outras coisas, e o absoluto, que reforça a qualidade de um único ser ou item. Dentro do absoluto, temos mais dois: o absoluto sintético e o absoluto analítico. O primeiro tem uma lógica bem específica.

Leia também

Ou seja, no caso do superlativo absoluto sintético, usamos o sufixo -íssimo, -imo ou -érrimo para exprimir a intensidade desejada ao alvo. Altíssimo, Belíssimo e felicíssimo, por exemplo, são exemplos cabíveis e corretos na língua portuguesa para belo e feliz, respectivamente.

continua depois da publicidade

Podemos perceber, portanto, que estamos especificamente desse fenômeno. Vamos adentrar mais afundo no tema ao trazermos as formas corretas para o superlativo absoluto sintético de magro. Vamos lá? Aproveite a visita e não deixe de conferir outros conteúdos do site.

Além de regras gramaticais, também abordamos métodos de estudo, pautas científicas, curiosidades, atualidades e tudo o que há de necessário para reforçar sua preparação para concursos públicos. Inclusive, você também encontra simulados gratuitos de questões.

Qual é o superlativo correto para “magro”?

A língua portuguesa é uma caixinha de surpresas e não seria diferente com esse fenômeno linguístico. Para falar a verdade, tanto magérrimo quanto magríssimo estão corretos e podem ser usados normalmente, de acordo com os dicionários oficiais e estudiosos de nosso idioma.

continua depois da publicidade

No entanto, devemos sempre analisar o contexto mais adequado para cada uma das opções. Vamos começar por “magérrimo”. O adjetivo é composto pela junção entre a palavra em si, magro, e o sufixo -érrimo. Não costumamos usá-la em contextos muito formais.

Costuma-se utilizá-la apenas na comunicação verbal, mas aí vai de cada um e de cada gênero textual. Você pode, sim, empregar “magérrimo” em uma crônica que capta os “instantes” de um acontecimento, por exemplo. Se for de bom tom para o seu texto, não há problema.

E o mesmo vale para “magríssimo”, com o sufixo -íssimo. Geralmente, é adotada em contextos mais informais. No entanto, muitas pessoas não sabem que existe uma terceira opção possível, que pode ser emprego em escritos mais formais. Estamos falando de “macérrimo”.

continua depois da publicidade

Essa palavra também existe e significa a mesma coisa que as demais, porém sua origem vem da palavra macerrimu, em latim. É uma forma erudita, digamos, dos dois superlativos anteriores que abordamos, sendo empregada em contextos bastante específicos.

Leia também

Concursos em sua
cidade