A Língua Portuguesa tem os seus desafios na hora da escrita e pode deixar muitos concurseiros em dúvida em relação à grafia de algumas palavras. Por exemplo, qual é a forma correta: “Magestade” ou “Majestade”?
O concurseiro que não sabe a resposta deve continuar lendo essa matéria até o fim. Descubra se a grafia correta é “Magestade” ou “Majestade” e arrase na prova de redação de qualquer concurso público. Vamos conferir essa questão?
“Magestade” ou “Majestade”?
A forma correta de escrita é “Majestade” com “j”, segundo a norma culta da Língua Portuguesa. “Magestade” com “g” está errado e não existe em nosso idioma.
Trata-se de um substantivo feminino usado para representar um título dado a pessoas consideradas soberanas em uma sociedade, como rei, rainha, monarca, imperador, imperatriz, dentre outros.
Em suma, a palavra “Majestade” significa a qualidade daquilo que é majestoso
Sinônimos de “Majestade”
Agora que você sabe que a palavra “Majestade” se escreve com “j” e não com “g”, conheça os principais sinônimos deste termo, de acordo com o dicionário:
- Dignidade (que é digno de receber algo);
- Aristocracia;
- Elevação;
- Distinção (pessoa de destaque na sociedade);
- Excelência;
- Fidalguia (qualidade de fidalgo);
- Generosidade;
- Grandeza;
- Magnanimidade;
- Mérito;
- Nobreza;
- Sublimidade;
- Superioridade;
- Soberania;
- Suntuosidade;
- Austeridade;
- Severidade.
Exemplos de frases com “Majestade”
Agora que você não está mais em dúvida sobre a grafia da palavra “Majestade” e já sabe o significado dela, conheça alguns exemplos que trazem esse termo:
- Sua Majestade está te esperando no fundo do salão do palácio real;
- Vossa Majestade deseja mais alguma coisa para a hora do lanche da tarde?;
- Sua Majestade não estará presente no concerto beneficente em prol das crianças menos favorecidas;
- Vossa Majestade sugeriu caviar ao molho de nozes e salada de rúcula para o jantar;
- Sua Majestade acabou de sofrer uma queda na escadaria do palácio;
- Seus gestos transpareciam a majestade das suas ações;
- Paulo ficou completamente atônito perante a majestade daquele monumento da praça.
Nos cinco primeiros exemplos, a palavra “Majestade” representa uma pessoa na oração. Já nos dois últimos, ela não tem esse objetivo.
Derivações do uso
O substantivo feminino “Majestade” também pode ser usado para indicar a solenidade, magnificência e imponência de uma pessoa na sociedade. Em suma, quem é chamado de “Majestade” tem o poder de comandar em suas mãos.
J ou G?
O fato de muita gente se confundir a respeito da grafia da palavra “Majestade” faz sentido. A questão é que, tanto a letra “j” quanto a letra “g”, possuem o mesmo som quando formam sílabas com as vogais “i” e “e”. Ou seja, ge = je e gi =ji.
Por isso, milhares de pessoas costumam titubear na hora de usar “j” ou “g” em determinadas palavras, quando vão escrevê-las.
É conveniente ressaltar que a palavra “Majestade” é originária do latim “majestas”.
Os termos derivados dessa palavra também deverão ser escritos com a consoante “j”, como “majestoso” e “majestático”, por exemplo.