Você já ouviu falar em mad skills? É um termo que acabou virando tendência no mercado de trabalho e está sendo cada vez mais usado por quem contrata pessoas para trabalhar.
Se você está procurando uma recolocação profissional ou simplesmente deseja construir uma carreira sólida, as mad skills podem ser de grande valia.
Essa matéria vai te mostrar o que são mad skills e como elas podem te ajudar a conquistar o seu lugar ao sol no concorrido mercado de trabalho. Continue conosco até o fim da leitura e fique por dentro deste assunto.
O que são mad skills?
Basicamente, são aquelas habilidades que a gente desenvolve enquanto faz coisas que gosta, como praticar esportes, criar arte, cozinhar ou vivenciar diferentes experiências durante a vida, por exemplo.
Essas habilidades, conhecidas como mad skills, são muito importantes, especialmente no ambiente de trabalho, quando precisamos pensar de forma criativa para resolver problemas do cotidiano empresarial.
Os recrutadores estão começando a valorizar muito essas habilidades, porque elas podem fazer diferença no desempenho de uma equipe.
Por isso, é fundamental compreender como nossos hobbies e paixões podem alavancar a nossa carreira e ajudar na busca por um novo emprego.
Para você entender melhor, vamos pegar dois exemplos práticos. Suponha que você pratique uma determinada modalidade esportiva todos os dias. É bastante provável ter aprendido sobre trabalho em equipe e superação de desafios.
Ou se você gosta de teatro, pode ter desenvolvido habilidades de comunicação que são muito úteis no ambiente de trabalho. Essas habilidades adquiridas são chamadas de mad skills, entendeu?
As mad skills estão cada vez mais valorizadas
Vale ressaltar que mad skills não têm nada a ver com as habilidades técnicas que aprendemos em cursos profissionalizantes ou de graduação, e também são diferentes das competências pessoais, como ser flexível ou empático, por exemplo.
Elas estão mais ligadas às coisas que gostamos de fazer e que nos fazem crescer como pessoa. Muitas empresas estão cada vez mais interessadas nas mad skills dos seus futuros talentos.
Algumas organizações até usam atividades diferentes, como jogos ou desafios, ao invés das entrevistas tradicionais, para conhecer melhor os candidatos durante o processo seletivo.
Exemplos de mad skills
Selecionamos alguns exemplos de mad skills em diferentes áreas do mercado de trabalho. Olha só:
Programação
Criar códigos complexos em várias linguagens de programação e resolver problemas de forma eficiente.
Música
Ser capaz de tocar vários instrumentos com maestria, saber improvisar em diferentes estilos musicais e ter criatividade para compor músicas originais.
Artes visuais
Criar obras de arte incríveis em diferentes mídias, como pintura, escultura ou desenho digital e dominar técnicas avançadas de expressão artística.
Esportes
Demonstrar habilidades físicas excepcionais em esportes como basquete, futebol, tênis, skate, entre outros, sendo capaz de realizar manobras ou jogadas criativas.
Liderança
Habilidade de motivar e inspirar equipes, tomar decisões difíceis sob pressão e liderar projetos com sucesso.
Gastronomia
Criar pratos gourmet deliciosos, dominar técnicas de culinária de diferentes culturas e adaptar receitas de forma criativa.
Ensino
Ser fluente em várias línguas e poder comunicar-se facilmente em situações diversas, como negociações comerciais, viagens internacionais, entre outros.
Engenharia
Projetar e construir sistemas inovadores, resolver problemas desafiadores e criar soluções técnicas para problemas do mundo real.
Então, da próxima vez que você estiver pensando em seus hobbies, lembre-se de como eles podem ser úteis também em sua carreira, já que deixam as mad skills em evidência.
Quem sabe elas não podem te ajudar a se destacar e conseguir o emprego dos sonhos?