Linguagem corporal: Saiba como seus gestos podem revelar suas emoções

A linguagem corporal é uma ferramenta fundamental para comunicar sentimentos, pensamentos e opiniões. Mais do que uma posição física, os seus gestos podem revelar suas emoções com facilidade.

Por definição, a linguagem corporal, ou linguagem não verbal, é uma maneira de se comunicar com o seu corpo e utilizar os gestos como forma de expressar emoções, sentimentos, pensamentos e opiniões. Desse modo, pode ser caracterizado como o conjunto de expressões faciais, posturas e outros movimentos que transmitem informações.

continua depois da publicidade

De acordo com os especialistas, cada manifestação possui um sentido individual dentro de uma situação comunicacional, e até mesmo uma troca de olhares mais demorada pode entregar muito sobre a pessoa. Contudo, esses sinais são sempre subjetivos, porque não podem ser interpretados ao pé da letra. Saiba mais informações a seguir:

Como a linguagem corporal e os seus gestos podem revelar suas emoções?

Leia também

A Psicologia, como uma ciência do comportamento humano, estuda a linguagem corporal a fim de compreender como os atos inconscientes podem se relacionar com os sentimentos e pensamentos do indivíduo. De acordo com Joe Navarro, escritor do livro “O que todo o corpo fala”, existe uma relação biológica nesse tipo de manifestação.

Segundo o autor, o sistema límbico está conectado diretamente com as respostas emocionais, pois é onde estão armazenadas as memórias, experiências e lembranças do passado. Portanto, quando somos submetidos a uma situação em que existe um registro anterior, a resposta natural do organismo é repetir o comportamento.

continua depois da publicidade

Além disso, o sistema límbico está relacionado com a garantia da presença de emoções mais primitivas, relacionadas com a segurança, sobrevivência, reprodução, alimentação e muito mais. Por conta disso, a linguagem corporal é um mecanismo para conhecer a natureza humana.

Mais do que oferecer essa compreensão para os outros, a linguagem corporal estimula o autoconhecimento, porque ao entender as situações e reações é possível investigar quais são os sentimentos associados à cada momento. Assim, você pode mergulhar em suas memórias, encontrar traumas e se aperfeiçoar como pessoa.

Por meio dessa informação, pode-se obter um melhor desempenho em entrevistas de emprego, realizar apresentações mais convincentes, conduzir treinamentos com qualidade e até mesmo encantar os parceiros em relações afetivas. Ou seja, o corpo se torna um instrumento de comunicação positiva.

continua depois da publicidade

Quais são os principais sinais da linguagem corporal?

1) Postura

A forma com que a pessoa está sentada ou posicionada em pé diz muito sobre ela. Por exemplo, deixar os braços cruzados costuma demonstrar que você está fechado para comunicação, assim como sentar-se de maneira relaxada em uma cadeira transmite para o outro que você está indiferente ou confortável.

A postura encolhida pode transmitir que você está em uma situação de submissão, vergonha e fraqueza de espírito. Por outro lado, a postura reta, com peito aberto e rosto apontando para frente denota empoderamento, coragem e liderança dentro das situações.

2) Expressões faciais

Ainda que os olhos sejam as janelas da alma, o rosto também é um quadro completo das emoções do indivíduo. O franzir dos olhos, a boca entreaberta, o queixo travado, os dentes rangendo, as narinas infladas e até a posição da cabeça em relação ao corpo transmitem emoções diferentes.

continua depois da publicidade

Uma pessoa com a expressão relaxada e um sorriso aberto é muito mais convidativa do que alguém que está com o rosto franzido e expressão de raiva. Como consequência, treinar as feições para diferentes momentos podem te ajudar a comunicar-se com mais efetividade.

3) Posição dos membros

Como citado anteriormente, os braços cruzados são indicadores de que a pessoa está fechada e indisposta. Sendo assim, a posição dos braços e pernas podem revelar muito sobre você. As mulheres, por exemplo, utilizam do gestual das pernas cruzadas para parecerem mais elegantes e femininas.

Em contrapartida, os homens que ficam com as pernas abertas podem transmitir relaxamento, dominância, virilidade e força enquanto se posicionam de maneira confortável nos assentos. Como a linguagem corporal é um conjunto de fatores, essa interpretação depende dos outros elementos, como postura e expressão facial.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade