Muitas pessoas acreditam que a simpatia está associada a características físicas ou naturais, como se alguém realmente tivesse nascido com essas qualidades.
Por um lado é verdade, há pessoas que conseguem ser muito mais simpáticas do que outras, porém não se trata de uma ordem natural ou mágica, mas sim de experiência. Inclusive, a linguagem corporal se mostra como uma grande aliada neste processo.
De acordo com um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Hokkaido e Yamagada no Japão, acenar com a cabeça torna as pessoas mais simpáticas e fáceis de conversar.
Os autores da pesquisa recrutaram 49 adultos japoneses de ambos os sexos para avaliar a atratividade, simpatia e acessibilidade de 15 modelos tridimensionais baseados em computador em uma escala de 100 pontos, com base nos movimentos da cabeça das figuras.
Os modelos que foram retratados como acenando com a cabeça receberam pontuações 30% e 40% mais altas dos participantes em relação à simpatia e acessibilidade, respectivamente, quando comparados aos modelos que balançaram a cabeça ou permaneceram imóveis, descobriram os pesquisadores.
Além disso, existem alguns truques que você pode usar para parecer mais simpático. Veja a seguir.
5 gestos que podem nos ajudar a parecer mais simpáticos
1. Sorriso
Cada pessoa tem uma forma particular de demonstrar gentileza e simpatia com quem está ao seu redor. No entanto, na cultura ocidental existem algumas reações corporais que vão além da individualidade e expressam bondade em qualquer ambiente ou circunstância. Entre eles, o sorriso é o principal.
Esse gesto é provavelmente a melhor expressão corporal para expressar bondade e simpatia. Sorrir transmite confiança, cordialidade e gentileza, ao mesmo tempo em que mostra nossa intenção de uma abordagem sincera e bem-intencionada.
2. Contato visual
Na linguagem corporal, um olhar espontâneo e caloroso é um sinal de bondade. Manter contato visual com outra pessoa é um sinal de que você se importa e está aberto para se aproximar. Obviamente, é importante que o contato visual não seja mantido, pois pode causar desconforto.
3. Acenar com a cabeça
Acenar com a cabeça para a outra pessoa quando ela está falando é um gesto de aprovação que a encoraja a continuar falando e envia a mensagem de que você se importa com o que ela está dizendo. Sem dúvida, é um excelente recurso para demonstrar empatia e quebrar quaisquer barreiras que possam existir.
4. Manter uma distância curta
Outra forma de mostrar gentileza por meio da linguagem corporal é encurtar o espaço físico que o separa da outra pessoa, se possível. Aproximar-se um pouco do outro, mas sem invadir muito o seu espaço pessoal, indica que estamos abertos para nos relacionarmos.
5. Inclinar ligeiramente o corpo e tocar na outra pessoa
Uma leve inclinação do corpo em relação à outra pessoa transmite nossa vontade de ouvir e prestar atenção. É uma maneira de deixá-la saber que somos gentis, nos importamos e estamos dispostos a ajudá-la.
Por fim, também é possível manter um contato físico sútil. Tocar no ombro ou antebraço de outra pessoa em sinal de compreensão, pegar em suas mãos em sinal de bondade ou abraçá-la é uma boa maneira de expressar simpatia.
Porém, é importante ter em mente que é um recurso que deve ser aplicado com moderação, levando em consideração as características da outra pessoa, o nível de relacionamento e as circunstâncias.
Fique atento a gestos negativos
Como você percebeu, a linguagem corporal não apenas transmite as coisas positivas que queremos reforçar, mas também pode expor as emoções e pensamentos negativos que ganham vida dentro de nós.
Portanto, da mesma forma que existem alguns gestos, posturas e reações corporais que nos ajudam a transmitir simpatia aos que estão ao nosso redor, também existem outros que podem gerar rejeição e aversão nos demais.
Por exemplo, muitas pessoas têm o hábito de cruzar os braços quando não sabem o que fazer com as mãos, mas não sabem que esse gesto, junto com uma expressão corporal de fechamento ou distanciamento, pode ser interpretado como não estamos dispostos a nos abrir e queremos manter distância da outra pessoa.