Língua mais simples do mundo só tem 120 palavras; veja qual é

Descubra qual é a língua mais simples do mundo e como é formado o seu vocabulário, apesar das poucas palavras.

A comunicação humana é um fenômeno complexo, apoiado principalmente no vocabulário e o significado das palavras. Você sabia que a língua mais simples do mundo tem somente 120 palavras no total?

Na realidade, esse idioma parte de um projeto filosófico de construção linguística, misturando outros idiomas. Sendo assim, existe toda uma proposta por trás que muitos desconhecem. Entenda mais a seguir.

Qual é a língua mais simples do mundo?

A língua mais simples do mundo chama Toki Pona, e consiste em um projeto filosófico de construção linguística desenvolvido pela linguista Sonja Lang. Neste contexto, baseia-se no vocabulário de diversos outros idiomas.

Leia também

Em específico, retira palavras e expressões do alemão, inglês, finlandês, mandarim, cantonês e várias linguagens ao redor do mundo. Sobretudo, a proposta do Toki Pona é criar um idioma super simples.

Mas não está limitado a simplicidade, porque há também a intenção de maximizar o significado das expressões enquanto se reduz a simplicidade. Por isso, existem somente 120 palavras, como mostra o site oficial do projeto.

Curiosamente, a proposta de Lang foi tentar compreender o significado da vida ao redor dessas palavras em específico. O resultado do trabalho foi tão expressivo que hoje existem milhares de falantes no mundo todo.

Não à toa, o Toki Pona é considerado uma das linguagens artificialmente criadas mais famosa da internet. Para chegar a esses dados, foram feitos levantamentos com base no número de falantes no Discord e no Reddit.

Como funciona o idioma?

Como citado anteriormente, a proposta principal do Toki Pona é permitir que as pessoas falem sobre qualquer coisa. Porém, explicando-as com os termos mais simples possíveis.

No geral, se trata de uma linguagem construída que é utilizada principalmente na internet. A título de curiosidade, os falantes são chamados de tokiponistas.

Como todo idioma, existem regras específicas, associadas principalmente à fonologia e os modificadores, como adjetivos e advérbios. Antes de mais nada, todas as letras seguem a pronúncia do Alfabeto Fonético Internacional.

Ou seja, há enfase no início ded cada palavra. Por sua vez, a maioria das consoantes segue a mesma lógica de pronúncia do inglês, enquanto as vogais seguem as regras de fonologia de idiomas como o espanhol e o japonês.

Já os modificadores, como adjetivos e advérbios, devem estar localizados obrigatoriamente depois dos substantivos ou verbos. No próprio nome da língua há essa estrutura, porque Toki significa linguagem e Pona significa bom.

Portanto, não é somente um conjunto de palavras inventadas, porque a criadora desenvolveu todo um sistema linguístico. Para isso, se inspirou nas normas gramaticais e regras de outros idiomas ao redor do mundo.

Como aprender Toki Pona?

Os mais curiosos podem aprender tudo sobre o idioma no site da Sona Pona, a Wikipédia do Toki Pona. A página inclui regras de idioma, benefícios e aplicações, a história, uso e todo o trabalho que a comunidade tem feito.

Para se ter ideia, esse idioma tomou proporções tão grandes que até mesmo trabalhos artísticos foram criadas com ele. Isso inclui uma edição de O Mágico de Oz em Toki Pona, traduzido por Sonja Lang e com ilustrações.

E não para por aí, porque existem músicas, vídeos, documentários e até curtas feitos nessa linguagem. Sobretudo, é um trabalho da comunidade, pois atualmente, são mais de 1,5 mil falantes registrados nos fóruns do Toki Pona.