As moscas são insetos indesejáveis que podem ser uma verdadeira irritação em nossas casas, especialmente durante os meses mais quentes do ano. Desse modo, existem várias dicas e truques para afastar as moscas de forma natural, sem o uso de produtos químicos prejudiciais à saúde. Uma dessas opções é o uso de limão e cravo como repelentes naturais.
Em suma, basta cortar um limão ao meio e espetar cravos-da-índia em sua polpa. O aroma cítrico do limão e o cheiro picante dos cravos são desagradáveis para as moscas, o que ajuda a afastá-las.
Você pode colocar a fruta em uma tigela ou prato e deixá-lo em áreas nas quais as moscas são mais comuns, como na cozinha ou na varanda. Confira abaixo outras receitas eficazes para repelir moscas e mosquitos em casa.
Além do limão e cravo: 5 repelentes naturais para afastar moscas
1. Óleos essenciais e limão
Os óleos essenciais têm propriedades aromáticas que podem ser usadas como repelentes naturais para afastar as moscas. Alguns óleos essenciais, conhecidos por suas propriedades repelentes de moscas, incluem o óleo de eucalipto, óleo de hortelã-pimenta, óleo de citronela e óleo de lavanda.
Você pode diluir algumas gotas desses produtos em água com limão e borrifar a mistura em áreas nas quais as moscas costumam aparecer, como janelas, portas e áreas de alimentação. Além disso, você também pode usar difusores de óleos essenciais para espalhar o aroma pelo ambiente.
2. Vinagre de maçã
O vinagre de maçã é um repelente natural eficaz para afastar as moscas. Basta colocar um pouco de vinagre de maçã em uma tigela ou prato e deixá-lo em áreas nas quais as moscas são mais comuns.
O cheiro azedo do vinagre de maçã é desagradável para as moscas, ajudando a afastá-las. Você também pode diluir o produto em água e borrifar a mistura em superfícies onde as moscas costumam pousar.
3. Alho, cebola e vinagre
Sem sair da despensa, podemos encontrar repelentes naturais interessantes para moscas e mosquitos. Esses insetos também odeiam o cheiro de alho, cebola e vinagre. A presença desses alimentos em sua cozinha ou o preparo de soluções com os três ingredientes ajudará a mantê-los longe.
Para isso, basta cortar a cebola e o alho em um recipiente e colocar algumas gotas de vinagre. Em seguida, deixe-o perto das portas e janelas para evitar que os insetos entrem em casa.
4. Infusão de manjericão
Para preparar este repelente caseiro, basta ferver 500 ml de água e adicionar duas colheres de sopa de manjericão seco. Este deve repousar por quatro horas para misturar bem. Após isso, é importante passá-lo em uma peneira e depois colocar o líquido coado em um borrifador.
Em seguida, pulverize a mistura nas principais entradas de mosquitos. Uma alternativa ao manjericão é a camomila, mas você deve deixar em infusão por cerca de seis horas.
5. Incenso de café
Com certeza esse método será o preferido de muitos, pois além de manter o cheiro dessa deliciosa bebida por mais tempo, as sobras são reaproveitadas para atingir o objetivo de repelir mosquitos.
O preparo é muito simples: pegue as sobras do café e coloque-as em um prato grande para dar tempo de secar completamente. Uma dica é deixá-lo no sol para acelerar o processo. Uma vez sem umidade, será necessário queimá-los com um fósforo e colocar imediatamente as “cinzas” onde houver mosquitos.
Outras maneiras de manter as moscas afastadas
Além de fazer um repelente natural de moscas, também existem muitas outras opções mais fáceis para manter os mosquitos longe de sua casa:
- Você pode deixar um copo com vinagre perto das portas e/ou janelas. O cheiro deste ingrediente espantará qualquer mosca ou mosquito que passar por perto;
- Se tiver jardim ou terraço, opte por plantas aromáticas como menta, lavanda, alecrim ou eucalipto. Seu cheiro também repele os mosquitos criando uma barreira natural contra insetos;
- Seque cascas de laranja no sol e pendure-as em algum lugar da sua casa. Esse método afugenta os mosquitos tanto em interiores como em varandas ou jardins.