A mitologia que rodeia os vampiros é rica em possibilidades. Existem inúmeros filmes, séries e livros que retraram os personagens famosos. Inclusive, eles se tornaram bastante populares a partir de 1987, ano em que o romance “Drácula” foi publicado pelo autor Bram Stoker.
Várias versões sobre os vampiros foram criadas desde então. Alguns brilham com o Sol (sim, estamos falando da saga Crepúsculo), enquanto outros temem a claridade e são conhecidos nas histórias mitológicas por dormirem em caixões durante o dia.
Isso sem contar nas narrativas clássicas em que os personagens se transformam em morcegos para atacar suas vítimas com mais facilidade. Existem muitas lendas por trás da origem do mito, mas uma pergunta pode ter ficado sem respostas até o momento.
Afinal, por que os vampiros repudiam alhos a todo o custo? O alimento é bastante nutritido e serve até mesmo para proteger o coração. Por que os personagens teriam problemas com o tempero famoso? Em nossa matéria, vamos levantar hipóteses para desvendar o mistério.
Fique conosco até o final e descubra mais informações sobre o assunto. Com isso, você aumentará o seu arcabouço de conhecimentos gerais e, quem sabe, poderá até mesmo incluir as informações em alguma redação dissertativa de concurso, se o tema for compatível.
Por que os vampiros não gostam de alho?
O repúdio do alho vem possivelmente das próprias propriedades do alimento. Explico melhor: o alho é conhecido por “absorver” as impurezas dos ambientes ao redor e, no misticismo, serve como um amuleto para proteção pessoal contra energias maléficas.
Então, é bem capaz que os autores das histórias clássicas tenham usado isso em consideração ao avaliar quais seriam os “pontos fracos” dos personagens. Fora que rigidez da laringe, comum em alguns contextos, pode ser ocasionada pelo cheiro forte do tempero.
E nós bem sabemos que os vampiros precisam da garganta funcionando perfeitamente para se alimentarem do sangue nas narrativas ficcionais. Isso sem considerar que a simbologia do alho também está associada ao combate do mau-olhado e de inveja alheia.
Ou seja, um grande aliado contra elementos negativos e, pelo visto, até mesmo quando o assunto são os personagens fictícios revividos em inúmeras produções cinematográficas com o passar do tempo. Mas e aí, você já tinha noção disso?
Além do alho, algumas narrativas clássicas também dizem que os vampiros são afastados por símbolos da cruz; até porque o objeto carrega um significado espiritual de proteção que combate os pecados da humanidade e, por sua vez, os indivíduos que os cometem.