A leitura, além de melhorar sua escrita e aumentar seu vocabulário, é capaz de te deixar mais inteligente. Afinal, através dos livros, você tem contato com culturas de outros povos, histórias que geram reflexões sobre relacionamentos interpessoais e sobre os rumos da sociedade. Não bastasse isso, com o hábito da leitura, você desenvolve seu senso crítico, consegue analisar melhor as situações do dia a dia e formar seus próprios argumentos.
Sabendo de todos esses benefícios da leitura – e de tantos outros – o Concursos no Brasil selecionou 5 livros que podem expandir sua mente e te deixar mais inteligente. Conheça-os a seguir.
5 livros que podem expandir sua mente
1. A Arte da Guerra (Sun Tzu)
Lido há mais de 2.500 anos, “A Arte da Guerra” é um dos livros que vão expandir sua mente. Escrita por Sun Tzu, um general, estrategista e filosofo chinês, a obra trata sobre a estratégia militar da guerra. Inclusive, ela é considerada a “Bíblia da estratégia”. Hoje, o livro é utilizado no mundo dos negócios e é amplamente aplicado para solucionar conflitos do dia a dia.
2. Uma Breve História do Tempo (Stephen Hawking)
Em “Uma Breve História do Tempo”, você terá a resposta de alguma das perguntas mais feitas sobre o universo: qual a origem do universo? Ele é infinito? Se tudo terminar, o que vai acontecer? O tempo sempre existiu?
Escrito por um dos mais renomados cientistas da humanidade, o físico teórico Stephen Hawking, a obra revela os mistérios da física de partículas até a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo. Tudo isso em um tom bem-humorado e com ilustrações.
3. Armas, Germes e Aço (Jared M. Diamond)
Quer ficar mais inteligente? Que então tal ler um livro vencedor do Prêmio Pulitzer? A obra “Armas, Germes e Aço”, do escritor Jared M. Diamond, narra como o mundo moderno surgiu e como as desigualdades nele existentes apareceram.
O autor reflete a respeito de 13 mil anos de história e conclui que a dominação de um povo sobre o outro acontece com base em fundamentos militares (armas), tecnológicos (aço) ou nas doenças (germes), responsáveis por dizimar sociedades e caçadores e coletores, garantindo conquistas, propiciando a expansão dos domínios de determinados povos e, por consequência, dando-lhes grande poder político e econômico.
4. Uma Breve História de Quase Tudo (Bill Bryson)
“Uma Breve História de Quase Tudo” é mais um livro que vai expandir sua mente. Escrita por Bill Bryson, a obra traz um inventário de tudo que o sabemos sobre o mundo até hoje, desde a origem do universo até os dias atuais. Isso tudo explicado de maneira clara, para que o leitor de primeira viagem de obra científica aprenda mais sobre o planeta.
5. 1984 (George Orwell)
Considerado um dos romances mais influentes do século 20, “1984”, de George Orwell, é uma leitura obrigatória para você que quer ficar mais inteligente. A obra, publicada em 1949, é uma distopia futurista que, por meio de uma história ficcional, nos faz refletir sobre a essência nociva de quaisquer poderes totalitários.