Por definição, a inteligência refere-se à capacidade de compreender e resolver problemas, assim como adaptar-se às novas situações. Nesse sentido, a leitura é uma ferramenta que pode estimular essa habilidade, pois trabalha com os aspectos de cognição, memória e aprendizagem.
Para auxiliar nesse processo, existem 3 livros que podem fortalecer a inteligência do seu cérebro. Acima de tudo, possuem enredos envolventes que exigem o raciocínio, concentração e interpretação dos leitores, estimulando a imaginação ao longo da leitura. Saiba mais informações a seguir:
3 livros para fortalecer a inteligência do seu cérebro
1) Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking
Nessa obra, o cientista Stephen Hawking orienta os leitores na busca por respostas das grandes dúvidas da humanidade, como: Qual é a origem do Universo? O Universo é infinito? Qual é a origem do tempo? Existem outras dimensões? O que vai acontecer quando o mundo acabar?
Com ilustrações criativas e um texto em tom de diálogo, o autor procura desvendar os mistérios que a Ciência está tentando entender desde sempre. Por isso, aborda desde a física das partículas até a dinâmica do movimento das galáxias em todo o sistema sideral.
Ao mesmo tempo em que apresenta conceitos complexos, oferece um vislumbre dos segredos mais profundos da vida por meio da perspectiva de um dos principais estudiosos da atualidade. O livro explica temas relacionados à Cosmologia, que vão desde a Teoria do Big Bang até os cones de luz e buracos negros.
Ainda que não tenha como objetivo oferecer uma visão geral e superficial sobre esse tema, Hawking se propõe a estimular a curiosidade do leitor por meio de visitas a diversos conteúdos.
2) O Livro Perdido de Enki, de Zecharia Sitchin
Com o nome completo “O Livro Perdido de Enki: memórias e profecias de um deus extraterrestre”, a obra de Sitchin traz uma nova abordagem para a origem do mundo. Nesse livro, é apresentado um lado da humanidade na história que entende a origem dos seres humanos por meio do trabalho dos anunnakis, seres que vieram do Céu para a Terra.
O autor reflete sobre questões relacionadas ao passado e ao futuro, a repetição de eventos ocorridos em outros planetas e a conexão da Terra com o Universo. Ao longo dos capítulos, pode-se observar a saga dos seres humanos com uma perspectiva distinta, através do relato autobiográfico do deus anunnaki Senhor Enki.
A narrativa é focada na chegada dos extraterrestres à Terra, diretamente do planeta Nibiru. O objetivo desses seres era promover uma colonização em busca do outro, a fim de reabastecer a atmosfera do planeta natal que estava morrendo. Porém, a procura pelo metal precioso gera a criação da raça humana.
3) O Silmarillion, de J.R.R Tolkien
O Silmarillion consiste em uma coletânea das obras literárias de mito-poesias escritas por J.R.R Tolkien e publicadas postumamente em 1977 pelo filho do autor. Desse modo, é o relato dos Dias Antigos da Primeira Era do mundo criado por esse escritor renomado.
Sendo assim, narra a história longínqua para a qual os personagens de O Senhor dos Anéis e O Hobbit estão incluídos. Os contos de Silmarillion apresentam relatos da guerra entre os Altos-Elfos, a existência do Primeiro Senhor Sombrio na Terra Média e muito mais.
O livro começa narrando o mito da criação do Universo para discutir os eventos da Terceira Era como é narrado em O Senhor dos Anéis. Considerado A Gênese das esferas narrativas de Tolkien, o Silmarillion estimula a imaginação por meio da criação de novas realidades.
Sendo assim, é uma narrativa para descrever o universo de Eä, onde estão Valinor, Beleriand, Númenor e a Terra Média. Por meio dessa criação, pode-se entender melhor onde estão fundamentados os eventos de O Senhor dos Anéis e O Hobbit, sendo considerado o primor do trabalho desse autor.