Você sabia que existem algumas palavras na língua portuguesa que não sofrem alteração quando estão no singular ou no plural?
Elas mantêm a mesma forma e o mesmo som, independentemente do número de elementos que representam. Essas palavras são chamadas de invariáveis.
Antes de conhecer alguns exemplos delas, entenda as regras do plural a seguir.
Regras do plural
Basicamente, para formar o plural de substantivos, geralmente adicionamos “s” à forma singular. Por exemplo:
- Aluno – alunos;
- Gato – gatos;
- Peixe – peixes;
- Livro – livros;
- Sapato – sapatos.
Isso se aplica principalmente a substantivos terminados em vogais ou ditongos.
Porém, existem outras regras adicionais que são importantes, sobretudo, para quem quer se sair bem em vestibulares e concursos públicos.
A que vamos tratar aqui, é sobre o plural dos substantivos terminados em “s”. Essas palavras geralmente ganham um “es” no plural.
Por exemplo: país (países), gás (gases), mês (meses), etc. Todavia, se a sílaba tônica da palavra está na penúltima ou antepenúltima posição e a palavra termina em “s”, o plural permanece igual ao singular. Confira:
1. Lápis
Lápis é um substantivo comum de dois números. Ele se refere a um instrumento de escrita ou desenho, feito de madeira e grafite. Veja como ele se mantém igual no singular e no plural:
- Eu comprei um lápis novo na papelaria;
- Ela tem vários lápis coloridos na mochila.
2. Ônibus
O termo ônibus é um substantivo masculino que significa um veículo grande e coletivo, usado para transportar pessoas. Ele também não varia no singular e no plural. Observe:
- O funcionário pegou um ônibus para ir ao trabalho;
- Havia muitos ônibus parados no terminal.
3. Atlas
Atlas também é um substantivo masculino de dois números. Além disso, pode ter dois significados: um livro de mapas ou o nome do primeiro osso da coluna vertebral.
Ele também é invariável no singular e no plural, mas pode ser precedido pelo artigo definido “o” ou “os” para indicar o número. Veja:
- Ele consultou um atlas geográfico para fazer o trabalho de geografia;
- Os atlas dos animais são diferentes dos humanos.
4. Vírus
Vírus é um substantivo masculino que se refere a um agente infeccioso, capaz de causar doenças em seres vivos. Ele também não muda no singular e no plural. Exemplos:
- Ele contraiu um vírus desconhecido durante a viagem;
- Os vírus são micro-organismos que não possuem células.
5. Pires
O termo pires é um substantivo masculino que significa um prato pequeno e raso, usado para apoiar uma xícara. Invariável no plural, ele permanece inalterado nesse contexto, veja:
- Ele quebrou um pires sem querer;
- Ela coleciona pires antigos.
6. Tênis
Por fim, “tênis” é um substantivo que pode ter dois significados. Pode se referir a um tipo de calçado usado principalmente para atividades físicas, como corrida, caminhada e outras atividades físicas, bem como é o nome de um esporte jogado individualmente ou em duplas.
“Tênis” outra palavra invariável, o que significa que permanece inalterada tanto no singular quanto no plural, observe:
- O tênis do meu irmão é azul;
- Os tênis que comprei são confortáveis.
Por fim, vale lembrar que as palavras que terminam em -x também não variam na forma de plural, elas ficam iguais, por exemplo toráx, fênix, xérox, clímax, látex, etc.