A natureza nos permite apreciar espécies animais curiosas ou com características específicas, e os cães não são exceções. De fato, existem raças caninas raras por diversos motivos, como pelagem, tamanho, cor entre outros fatores marcantes que nem sempre precisam ser físicos.
Nesse sentido, um dos cães mais raros do mundo é o Chow Chow. Originários da China, eles são caracterizados por seu tamanho grande e pelo longo que os faz parecer um urso de pelúcia.
O Bedlington Terrier também faz parte desta lista por sua pelagem macia, sedosa e crespa. Além disso, é uma raça muito marcante por ter a cabeça como a de uma ovelha, animal com o qual muitas comparações são feitas por ser também branca. Continue lendo e confira outras a seguir.
5 raças de cães mais raras e exóticas do mundo
1. Xoloitzcuintli
Também conhecido como Cão Pelado Mexicano, o Xoloitzcuintli (ou apenas Xolo) é uma das raças mais antigas e raras do mundo. Eles foram originalmente criados pelos astecas como companheiros e cães de guarda, e eram considerados sagrados pelos povos indígenas do México.
O Xolo vem em três tamanhos e pode ser sem pelos ou com pelagem curta. Eles são inteligentes, leais e afetuosos. Apesar de ser um cão muito reservado, ele é muito apegado ao seu dono e família e acima de tudo adora mimos.
O Xolo é semelhante ao Cão Pelado Peruano, cuja raça foi descoberta por exploradores espanhóis nas casas da nobreza inca quando entraram pela primeira vez neste Império no início do século XVI.
Esses cães eram cultuados por essa civilização e desempenhavam um papel importante, pois participavam de atos cerimoniais. Eles também foram oficialmente reconhecidos como patrimônio nacional do Peru.
2. Azawakh
O Azawakh é uma raça rara de galgo da África Ocidental, encontrada principalmente no Níger, Mali e Burkina Faso. Eles foram originalmente criados por tribos nômades como cães de guarda e caçadores, e são conhecidos por sua agilidade, velocidade e resistência. O Azawakh tem um pelo curto e fino e uma aparência majestosa e elegante.
O macho varia de 64 a 74 cm com peso de 20 a 25 kg. Já a fêmea tem de 60 a 70 cm com peso de 15 a 20 kg. O Azawakh não é adequado para quem é preguiçoso e procura um cachorro para relaxar no sofá.
3. Mudi
O Mudi é uma raça rara de cão pastor da Hungria, conhecida por sua inteligência, agilidade e versatilidade. Esses cães têm uma pelagem encaracolada única e vêm em uma variedade de cores, incluindo preto, branco, marrom e cinza.
Essa raça foi originalmente criada para pastorear ovelhas e gado, mas também é usado como cão de guarda e para busca e salvamento.
4. Mastim Tibetano
Consolida-se como símbolo de status devido à sua presença imponente, muito semelhante aos leões. O Mastim Tibetano também é o cachorro mais caro do mundo. Em março de 2016, foram pagos até dois milhões de euros por um exemplar desta raça.
Excelentes cães para puxar trenós e carruagens, era a antiga raça de trabalho usada por pastores nômades no Himalaia e um tradicional guardião dos mosteiros tibetanos.
5. Puli
Se você tiver o privilégio de conhecer um, só distinguirá uma massa redonda de cabelo com a língua de fora. Já que você não verá os olhos nem os ouvidos. Aliás, ele até parece que não tem pescoço nem cauda.
Ele é o cão nacional da Hungria, e tem cachos tão perfeitos e originais que parece que está coberto de dreadlocks. Isso ocorre porque o cabelo cresce até o chão, para depois ficar encaracolado.
Acredita-se que seus ancestrais chegaram à Hungria no século IX, quando as tribos magiares do príncipe Arpad se estabeleceram na puszta (estepe húngara). Embora outra teoria afirme que eles foram levados pelos mongóis. Durante o século XIX, o Puli foi muito usado como cão de guarda.