Já ouviu falar de Sealand? Conheça o menor país do mundo

O menor país do mundo não passa de uma plataforma no mar que possui uma origem consideravelmente cômica. Confira abaixo a história de Sealand e seu príncipe.

Ao pensar no menor país do mundo, qual seria a primeira resposta que vem à cabeça da maioria? Seria o Vaticano? Conhecido por ser minúsculo e oficialmente reconhecido pelas nações, o local certamente leva o posto, mas existe outro território ainda menor e que é capaz de segurar esse título pelas mais mirabolantes histórias e por sua origem consideravelmente cômica. Esse lugar é Sealand, o verdadeiro menor país do mundo.

continua depois da publicidade

Considerada uma micronação e entidade não reconhecida pela ONU, o Principado de Sealand, ou apenas Sealand, está localizada no Mar do Norte, a 10 km da costa de Suffolk, sudeste da Inglaterra. O território, que não é nada além de uma base naval construída pelo Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, impressiona por sua luta para se tornar um Estado independente. Entenda mais abaixo.

Conheça Sealand: o menor país do mundo

Leia também

Passada a Segunda Guerra Mundial, as até então potências europeias como a Inglaterra e a França viram boa parte de suas colônias declararem independência. Esse foi o caso de grandes territórios da África e da Ásia, que rejeitaram o domínio colonizador e expulsaram os europeus para declarar soberania. Muitos países modernos nasceram nessa época, como a Índia.

No caso dos britânicos, porém, o processo foi ainda mais complexo. No ano de 1965, o excêntrico Major britânico Paddy Roy Bates invadiu um dos fortes que foram construídos pela Inglaterra para defender o oceano, mudando-se para lá com sua família. O território ficava em águas internacionais, contudo, com a extensão dos limites do governo, Bates percebeu que precisava de uma nova sede.

continua depois da publicidade

Foi então que encontrou as Rough Towers, um outro forte que estava a 10 km da costa britânica, muito além dos 3 km iniciais das águas territoriais inglesas. Em 1967, o homem declarou a independência do forte, batizando-o de Principado de Sealand.

O Principado de Sealand

A partir disso, teria sido criado o que é considerado o menor país do mundo: com apenas 4.000 m², o autodeclarado príncipe até mesmo tentou instituir sua ordem. Com sete artigos, brasão de armas, bandeira e até moedas de ouro e prata, Sealand era uma realidade para o homem. Os passaportes eram vendidos para quem o Major julgava ter colaborado com a causa do país.

No geral, comentadores externos costumam classificar Sealand como uma micronação, ao invés de um estado não reconhecido. Mesmo que seja descrita como a menor nação do mundo, esse local não possui reconhecimento oficial como estado soberano por nenhuma nação soberana. De qualquer forma, a família Bates não foi expulsa da plataforma até o momento por estar fora dos domínios territoriais de qualquer país, sendo uma “terra de ninguém”.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade