Se você já ouviu falar sobre essa prática milenar indiana que promove bem-estar físico e mental, é provável que tenha se deparado com duas formas de escrevê-la: “Ioga” e “Yoga”.
Mas afinal, qual delas está correta na Língua Portuguesa? Ficou em dúvida? Não se preocupe, concurseiro. Elaboramos essa matéria que vai te mostrar se a grafia correta é “ioga” ou “yoga”, segundo a norma culta.
Acompanhe conosco até o fim da leitura e aprimore ainda mais os seus conhecimentos em nosso idioma. Confira.
A escrita certa é “ioga” ou “yoga”?
Para entender melhor, vamos voltar um pouco no tempo. A palavra original é “yoga”, escrita com “y”, e vem do sânscrito, uma antiga língua indiana.
No entanto, quando essa prática ancestral chegou ao Brasil, lá pelo final do século 19, ganhou uma versão abrasileirada, passando a ser escrita como “ioga”, com “i”.
Esse processo é bastante comum quando palavras de outras línguas são assimiladas pela nossa cultura.
A boa notícia é que não há uma maneira errada de escrever. Ou seja, você pode usar tanto “ioga” quanto “yoga” sem problemas, concurseiro. Ambas as palavras são aceitas em textos formais e não contrariam a norma culta.
Além disso, é interessante notar que, no sânscrito, não existia o som do “ó”, então a pronúncia correta é com a letra “o” fechada, seja “ioga” ou “yoga”. É como se a vogal “o” tivesse um acento circunflexo imaginário, entendeu?
Outro detalhe curioso é que, enquanto “ioga” é um substantivo feminino em português, “yoga” é masculino. Essa é apenas uma particularidade da Língua Portuguesa que pode parecer estranha, mas que faz parte das suas regras.
Exemplos
Para uma compreensão mais clara, selecionamos cinco exemplos de frases com “ioga” e cinco com “yoga”. Observe:
“Ioga”:
- Eu pratico ioga todas as manhãs para me manter saudável e equilibrado;
- A aula de ioga foi relaxante e revitalizante após um dia estressante de trabalho;
- Minha professora de ioga ensina técnicas incríveis de respiração para aliviar a ansiedade;
- Os benefícios da prática regular de ioga são surpreendentes para o corpo e a mente;
- O estúdio de ioga perto da minha casa oferece aulas para iniciantes e avançados.
“Yoga”:
- Estou ansioso para começar minhas aulas de Yoga e descobrir seus benefícios;
- O Yoga me ensinou a encontrar paz interior e aceitar meu corpo como ele é;
- A prática diária de Yoga me ajuda a lidar com o estresse do dia a dia;
- O professor de Yoga nos ensinou a prática com gentileza e paciência;
- Yoga é mais do que apenas exercícios físicos; é uma filosofia de vida que pode transformá-la.
Mas você sabe o que é ioga/yoga?
Independentemente de como você prefere escrever, é importante compreender o que essa prática oferece. O yoga/ioga vai muito além do que simples exercícios físicos.
É uma filosofia de vida que busca o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Pode ser a opção ideal de relaxamento para os concurseiros que estão em fase de preparação para as provas de um certame, já que não existe contraindicação.
Por meio de posturas corporais, técnicas de respiração e meditação, o yoga/ioga promove não apenas flexibilidade e força física, mas também tranquilidade mental, redução do estresse e aumento do bem-estar.
Se você está estudando para as provas de um disputado concurso público, essa prática é uma das mais indicadas. Em suma, tanto “ioga” quanto “yoga” estão corretas na Língua Portuguesa e podem ser usadas em sua redação.
A escolha entre uma ou outra forma de escrita é uma questão de preferência pessoal.