O inverno começou no dia 21 de junho e trouxe com ele as baixas temperaturas em algumas cidades do Brasil. Embora predominantemente de clima tropical, o país tem locais que são mais frios, como as regiões Sul e Sudeste.
As temperaturas mais baixas atingem, em especial, cidades que se encontram em altitudes mais elevadas. Como resultado disso, esses lugares chegam a exibir até mesmo temperaturas negativas, dependendo das condições climáticas.
Portanto, se você gosta de estar em locais frios, essa é a época perfeita para desbravar regiões mais altas. Dessa forma, confira a lista que elaboramos com as 10 cidades mais frias do Brasil e escolha o seu próximo destino.
Invernou: 10 cidades mais frias do Brasil
Com a chegada do inverno e das baixas temperaturas, algumas cidades brasileiras se aproveitam do frio e se tornam verdadeiros pontos turísticos, levando pessoas de todo o país a experimentarem o inverno.
Para os adeptos desse clima, mesmo que em um país predominantemente tropical de calor intenso, algumas cidades são ótimas escolhas para curtir dias mais amenos e com um certo jeitinho de Europa. Confira a seguir 10 cidades mais frias do Brasil:
1 – São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul
A cidade fica em uma das partes mais altas do estado e suas temperaturas variam entre 1°C e 13°C, inclusive podendo apresentar geadas e neve. A paisagem inspira passeios pelos pontos turísticos, a exemplo do Cânion Monte Negro e suas formações rochosas, com vista incrível.
2 – Palmas, Paraná
A cidade na região Sul fica a 1.127 metros acima do nível do mar, o que lhe confere as baixas temperaturas registradas durante o inverno, que variam entre 4°C e 16°C. As geadas no inverno são um evento comum e atraem turistas em busca de um frio diferente no Brasil.
3 – Campos do Jordão, São Paulo
Destino famoso no Brasil, a cidade de Campos do Jordão, em São Paulo, possui temperaturas baixas por conta de sua altitude. Considerada como a cidade mais alta do Brasil, Campos do Jordão tem os termômetros apontando sempre entre os 5°C e 16°C durante o inverno.
Um dos destinos mais charmoso do país, a cidade tem alta procura de turistas que chegam para aproveitar a arquitetura das casas e atrações como o teleférico, localizado no Parque Capivari.
4 – Nova Friburgo, Rio de Janeiro
O local é considerado a cidade mais fria do estado do Rio de Janeiro e, entre julho e agosto, os termômetros chegam aos -2°C. O frio da cidade faz com que vários turistas cheguem ao local de clima montanhoso.
5 – Santana do Livramento, Rio Grande do Sul
A cidade gaúcha está localizada na divisa do estado do Rio Grande do Sul com o Uruguai e chega a apresentar temperaturas muito baixas durante o inverno. Nesse período inicial, principalmente durante o mês de junho, a cidade chega a registrar frio de 0.6°C.
6 – Monte Verde, Minas Gerais
A cidade é um destino famoso para turistas que procuram o frio no Brasil. Durante o inverno, o local conta com temperaturas que chegam a incríveis 0.1°C. Por isso é considerado o lugar mais frio do estado.
7 – São Joaquim, Santa Catarina
A Capital Nacional da Maçã, como é conhecida São Joaquim, apresenta temperaturas que chegam a 0°C durante o inverno. Dentro da serra, a cidade é responsável por movimentar turismo de inverno, com vinícolas e o Parque das Araucárias.
8 – Urupema, Santa Catarina
Outro destino no estado, Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil. Isso porque, por lá, os termômetros chegaram a registrar mínimas fora do normal, de -10°C. Entretanto, a média real chega a -1.3°C. Localizada na serra do estado, a cidade se tornou conhecida pelas suas geadas e pela neve.
9 – Bagé, Rio Grande do Sul
A cidade se localiza no extremo do Brasil, perto da fronteira com o Uruguai. Por lá as temperaturas são bastante baixas no inverno, chegando a menos de 0°C. Para confirmar esse status, durante o mês de maio Bagé registrou incríveis -1.1°C.
10 – Bom Jardim da Serra, Santa Catarina
Cidade entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Bom Jardim da Serra pode ser considerada uma das cidades mais frias do Brasil. Isso porque em maio, os termômetros chegaram aos -2.8°C. Em junho de 2012, entretanto, o local registrou mínima de -9.2°C.