Inteligência à prova: você é capaz de decifrar este enigma?

Para resolver a equação, é necessário encontrar a lógica por trás dos resultados anteriores.

Muitos concursos públicos e processos seletivos cobram a disciplina de raciocínio lógico em seus conteúdos programáticos. Para entender como funcionam essas questões, nada melhor do que praticar com bastante recorrência para se habituar com a lógica.

Até porque, em muitos casos, os enunciados exigem basicamente interpretação, fazendo com que a pessoa fique atenta aos detalhes para não perder nada de vista. Os cálculos, em si, são simples de serem feitos, na verdade. Esse é o menor dos problemas.

Leia também

Pensando nisso, elaboramos um enigma para testar os seus conhecimentos de raciocínio lógica, testando a sua inteligência e colocando os estudos à prova. Para começo de conversa, é importante que você preste bastante atenção nos resultados.

Eles carregam uma lógica muito específica por trás e, ao fazer a engenharia reversa, você conseguirá encontrar a resposta sem muita dificuldade. De qualquer maneira, você sabia que nós temos uma seção exclusiva com questões de simulados gratuitos?

São milhares de enunciados para você explorar os seus conhecimentos e revisar seus estudos para provas de concursos públicos e processos seletivos. E a melhor parte: não cobramos absolutamente nada por isso, e você terá acesso aos gabaritos também.

continua depois da publicidade

Como se dar bem em raciocínio lógico?

Em linhas gerais, as questões de raciocínio lógico exigem uma combinação de habilidades analíticas, como atenção aos detalhes, capacidade de identificar padrões e o uso de dedução e inferência para resolver problemas relativamente mais complexos.

O primeiro passo é ler o enunciado atentamente. Muitas vezes, a resposta está nos detalhes que podem ser facilmente ignorados. Questões desse tipo são construídas para testar sua capacidade de processar informações de forma crítica.

Por isso, ao ler a questão, foque em identificar o que está sendo solicitado pela banca organizadora, encontrar o fio da meada ou ponto de conexão entre o enunciado, bem como separar informações que são realmente úteis das que estão lá só para distrair.

continua depois da publicidade

Confira mais dicas, que vão te ajudar a resolver o enigma logo abaixo:

  • Use tabelas rápidas: quando a questão envolve uma série de condições ou múltiplas variáveis, montar uma tabela pode ajudar a organizar as informações e visualizar as relações entre elas. Assim, você consegue entender a relação entre os componentes e se existe uma proporcionalidade entre os resultados;
  • Use o método de eliminação: vá eliminando respostas que são absurdas ou lógicas que simplesmente não fazem sentido para o enunciado, por exemplo;
  • Hora de reconhecer padrões e tendências: muitas questões de raciocínio lógico envolvem a identificação de padrões, especialmente em questões que trabalham com números ou até mesmo figuras geométricas. Ganha quem consegue perceber uma linha da raciocínio ou um padrão de comportamento que reflete no resultado correto da equação;
  • Alternâncias: em algumas sequências, os elementos alternam entre dois ou mais padrões. Identificar essa alternância pode ser a chave para decifrar a questão, inclusive o enigma que você tentará resolver logo abaixo.

Enigma da soma: qual é a resposta correta?

teste sua inteligência: 5 + 9 = 26. 7 + 3 = 50. 8 + 1 = 65. 3 + 8 = ??

continua depois da publicidade

Vamos finalmente para o enigma dos números? Observe que as seguintes equações trazem resultados um tanto quanto inusitados:

  • 5+9 = 26;
  • 7+3 = 50;
  • 8+1 = 65.

Qual seria o motivo disso acontecer? Será que existe uma lógica oculta que precisa ser desvendada? Bom, agora você terá que descobrir por conta própria ao tentar resolver a equação: “3+8 = ?”.

A resposta correta leva em conta a lógica que ocasionou os resultados das três equações anteriores.

Gabarito

Sim, existe uma lógica por trás das equações que já haviam sido respondidas, mas tem uma pegadinha também. Olha só: o primeiro elemento de cada equação precisa ser multiplicado por ele mesmo.

No entanto, o segundo elemento de cada equação é dividido por ele mesmo, o que sempre resulta em 1, independentemente do contexto. Vamos ao exemplo da primeira equação respondida:

continua depois da publicidade
  • 5+9 = 26.

Ou seja, o primeiro elemento precisa ser multiplicado por ele mesmo (5*5 = 25). Já o segundo número, 9, deve ser dividido por ele mesmo, que sempre trará 1 como resposta, pois: (9/9 = 1).

Portanto, ao fazer a soma simples, temos (25+1) = 26. O mesmo acontece com as outras duas equações já respondidas.

  • 7+3 = 50, pois (7*7 = 49) e (3/3 = 1). Logo, (49+1 = 50);
  • 8+1 = 65, pois (8*8 = 64) e (1/1 = 1). Logo, (64+1 = 65).

Com essas informações, você já consegue resolver o problema tranquilamente: “3+8 = ?”.

Basta multiplicar 3 por ele mesmo, que resulta em 9. Depois, divida o segundo elemento da equação por ele mesmo (8/8 = 1). Pronto, agora é só somar as respostas para encontrar o resultado do enigma. Portanto, 9 + 1 = 10. O resultado é 10.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade