INSS: Veja quando a consulta da 2ª parcela do 13º salário ficará disponível

O pagamento da 2ª parcela do 13º salário do INSS segue uma lógica específica para calcular o valor, com base no IRPF.

O 13º salário do INSS é um abono anual pago aos cidadãos que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão. Neste contexto, já há previsão de quando a consulta da 2ª parcela do abono ficará disponível.

continua depois da publicidade

Nessa etapa, o Governo Federal, por meio do Ministério da Previdência Social (MPS), estabeleceu o adiantamento para um grupo específico. Para esses cidadãos, não será preciso aguardar pelo escalonamento do calendário. Entenda mais a seguir.

Quando a consulta da 2ª parcela do 13º salário do INSS fica disponível?

A consulta para todos os segurados fica disponível na semana que começa o calendário de pagamento, previsto para o primeiro grupo no dia 24 de maio. Os cidadãos podem se informar por meio do site ou aplicativo do Meu INSS, disponível para Android e iOS.

Leia também

Quem preferir, pode se informar pela Central de Atendimento da Previdência Social, pelo número 135. O atendimento humano funciona de segunda-feira a sábado, entre 7h e 22h.

continua depois da publicidade

No entanto, o atendimento eletrônico está disponível 24 horas por dia. Em ambos os casos, o segurado precisa informar o número de CPF e outros dados pessoais para ser identificado no sistema do INSS.

Como funciona o cálculo da 2ª parcela do 13º salário do INSS?

Por definição, o 13º salário do INSS é dividido em duas parcelas, cada uma delas com um valor específico e política de cálculo distinta.

Comumente, os valores são pagos entre agosto e novembro, mas diante da antecipação, os pagamentos acontecem em abril e maio.

continua depois da publicidade

Em todos os casos, o abono anual é pago junto com o benefício de cada mês, somado ao valor do salário de benefício. De acordo com uma portaria divulgada pela Previdência Social, as parcelas são calculadas da seguinte forma:

  • 1ª parcela: pagamento de 50% do valor do abono referente ao mês-base de abril, sem incidência de descontos;
  • 2ª parcela: pagamento corresponde à diferença entre o valor total do 13º e o antecipado. Pode ter descontos do Imposto de Renda (IR) para contribuintes que precisam informar seus rendimentos.

Quem terá a 2ª parcela antecipada?

Segundo a portaria assinada pelo MPS e o INSS, a 2ª parcela do 13º salário do INSS será antecipada aos cidadãos que residem em municípios em estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.

continua depois da publicidade

Porém, somente aos inscritos em aposentadoria ou pensão por morte.

Portanto, a medida não contempla quem recebe benefícios temporários, tais como o auxílio-doença, auxílio-reclusão e auxílio-acidente. Para os cidadãos atendidos pela antecipação, os valores ficam disponíveis já no dia 24 de maio para todos os grupos.

Não há necessidade de aguardar pelo escalonamento previsto no calendário. A decisão faz parte do pacote de ajuda emergencial do Governo Federal para os cidadãos gaúchos afetados pelos eventos climáticos extremos na região.

Calendário de pagamento da 2ª parcela do 13º salário do INSS

Como citado anteriormente, o pagamento da 2ª parcela do 13º salário do INSS segue o cronograma de pagamentos dos benefícios previdenciários previstos para este mês. As datas estabelecidas são:

Até um salário mínimo

Penúltimo dígito do NBData de pagamento
124 de maio
227 de maio
328 de maio
429 de maio
531 de maio
63 de junho
74 de junho
85 de junho
96 de junho
07 de junho

Acima de um salário mínimo

Penúltimo dígito do NBData de pagamento
1 ou 63 de junho
2 ou 74 de junho
3 ou 85 de junho
4 ou 96 de junho
5 ou 07 de junho

 

Compartilhe esse artigo

Leia também

Concursos em sua
cidade