O futebol é certamente um dos esportes mais populares do mundo inteiro. Responsável por mobilizar multidões de fanáticos, os jogos são ocasiões perfeitas para familiares e amigos se reunirem e torcer para seu time favorito. Até mesmo fora do Brasil, essa é considerada uma máxima: em países como os Estados Unidos, porém, o nosso “futebol” se torna “soccer”, ao invés da versão mais próxima, “football”.
Mas qual seria a diferença entre os dois termos? E por que essa é a palavra utilizada em solo norte-americano? Enquanto a maior parte dos países se refere a esse esporte como “football”, nos Estados Unidos, o termo segue levantando dúvidas. Para descobrir a resposta para essa dúvida de uma vez por todas, confira hoje qual seria o motivo de a nação utilizar o termo adverso.
Por que futebol nos Estados Unidos é “soccer” e não “football”?
Para entender a diferença de uso dos termos, é preciso retornar aos primórdios do esporte. Enquanto a maior parte do mundo se refere a ele como futebol, a palavra soccer veio diretamente da Grã-Bretanha, há cerca de 200 anos.
“Soccer” é uma invenção britânica para diferenciar o futebol de outras duas modalidades similares: o rúgbi e o futebol americano, que também costumavam ser chamados de “football”. Afinal, ambos levavam como máxima o jogo do pé (foot) com a bola (ball).
As regras das três modalidades também não possuíam nenhuma padronização, o que fazia com que se misturassem mais do que o desejado, especialmente em relação ao rúgbi e ao futebol. Isso, porém, mudou em 1863, com a criação da Football Association (FA), em Londres. Por meio da entidade, foram definidas as normas do esporte que hoje em dia encanta multidões, separando-o de vez do rúgbi.
Contudo, na mesma época, o futebol americano crescia cada vez mais nos Estados Unidos, onde a modalidade era conhecida apenas como “football”. Assim, quando o futebol que é conhecido atualmente chegou ao país, passou a se chamar “association football”, remontando à padronização da FA. O nome foi abreviado para apenas “association”, e então “assoc”.
Algum tempo depois, ele finalmente chegou à forma que é utilizada hoje em dia, com adição do sufixo “er”: “soccer”. Outros países, como a Austrália, Nova Zelândia, Canadá e África do Sul, também ajudaram a popularizar o termo. Por sua vez, os britânicos pararam de utilizá-lo ao redor dos anos 1980, voltando a chamar o esporte de “football”.
Football, soccer e rugby
Com a definição das três modalidades, qual seria então a diferença entre cada um desses esportes? O primeiro, “football”, ou futebol americano, também é muito apreciado pelo público. Assim como o futebol, a versão americana tem dois times de 11 jogadores, e só há uma diferença entre os dois: no futebol americano, os atletas formam uma unidade, e no futebol comum, as posições são divididas.
Os campos de ambos são retangulares, com dimensões semelhantes. No futebol, o campo é marcado para separar o círculo inicial, linha do meio-campo e as áreas de pênalti. Já no americano, o campo tem hash marks a cada 10 jardas, ou seja, 9 metros.
Já o rugby, apesar de ter nascido do futebol, possui vários detalhes que o tornam diferente dos outros dois. Ele ainda é mais semelhante ao futebol comum do que o americano, por ser um jogo contínuo. Contudo, se diferencia por algumas características-chave.
Por exemplo, a bola de rugby possui um formato esférico, enquanto a de futebol é redonda. Nesse esporte, uma equipe pode ter de 13 a 15 jogadores, e o gol é feito ao chutar a bola por cima de uma barra. É preciso usar a força absoluta para conduzir a bola pelo lado do adversário, enquanto no futebol comum, o uso excessivo de força pode até mesmo render advertências.