Existem muitas palavras na Língua Portuguesa que são similares o suficiente para causar confusão entre os falantes da língua. Um dos exemplos mais clássicos são os termos “infringir” ou “infligir”, parecidos tanto na pronúncia quanto na escrita. Ambos existem no vocabulário e estão corretos, mas possuem significados diferentes, e devem ser utilizados em situações diferentes.
Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo qual é a diferença entre “infligir” e “infringir”, bem como a aplicação das palavras em exemplos.
Infringir ou infligir: como usar as palavras?
Infligir e infringir são consideradas palavras parônimas. Isso significa que apresentam similaridades fonéticas e ortográficas, mas diferenças consideráveis de significado.
É possível encontrar vários exemplos de palavras parônimas na Língua Portuguesa, como precursor/percursor, despercebido/desapercebido, aferir/auferir, emergir/imergir, retificar/ratificar, descrição/discrição, eminente/iminente, tráfego/tráfico e mais.
Infringir
Infringir se refere ao ato de transgredir, desobedecer, violar ou desrespeitar algo. Normalmente, o termo é utilizado para tratar de leis ou regras. O termo vem do latim infringere, portanto, deve ser escrito com a sílaba “frin”. Confira alguns exemplos da aplicação da palavra em frases:
- O seu colega de trabalho infringiu as regras da empresa e, por isso, foi afastado.
- Já cansei de receber notificações da escola me avisando de que Lucas infringiu mais um regulamento.
- O piloto do avião infringiu o código de conduta ao fazer essa manobra.
Quanto à forma conjugal do verbo, confira a disposição no pretérito imperfeito indicativo:
- Eu infringia;
- Tu infringias;
- Ele infringia;
- Nós infringíamos;
- Vós infringíeis;
- Eles infringiam.
Infligir
Já o verbo infligir significa aplicar um castigo ou uma pena, sujeitar, causar, decretar ou submeter algo. Ele vem do latim infligere, e deve ser escrito com a sílaba “fli”. Veja exemplos de aplicação do termo em frases:
- As torturas infligidas aos presos aqui são desumanas, e esse crime deve ser impedido.
- O juiz deve infligir uma multa alta a todos os envolvidos no episódio de má conduta.
- Sua irresponsabilidade infligiu danos e dor a todos aqueles que participaram do evento.
Quanto à forma conjugal do verbo, confira a disposição no pretérito imperfeito indicativo:
- Eu infligia;
- Tu infligias;
- Ele infligia;
- Nós infligíamos;
- Vós infligíeis;
- Eles infligiam.
Para não cometer mais erros, basta lembrar de uma regra simples que diferencia os termos: quem infringe é infrator, como um menor infrator, condutor infrator ou infrator primário. Já quem inflige é infligidor, como juiz infligidor, infligidor da pena, infligidor do castigo.