O erro de milhares de candidatos é acreditar que apenas ter noções de informática para concursos, a aprovação é praticamente certa. Mas não é bem assim. Essa matéria vai te dar dicas valiosas sobre o que e como estudar informática para concursos, para que a sua aprovação se torne uma realidade.
Continue a leitura até o final e conheça os principais assuntos que podem ser cobrados nas provas e como estudá-los da melhor maneira possível. Lembre-se de que a sua aprovação também depende desse conhecimento, fechado? Saiba mais.
O que estudar em informática para concursos?
Mesmo que seja um desafio para o concurseiro estudar informática para concursos, já que a tecnologia é bastante dinâmica, alguns assuntos costumam ser cobrados de forma mais recorrente, na maioria dos certames. São eles:
1) Sistemas operacionais
Basicamente, todo computador ou celular tem um sistema operacional, já que ele é o responsável pelo seu funcionamento. Nos celulares, por exemplo, os sistemas operacionais Android e iOS são os mais comuns.
Já nos computadores, o Windows costuma ser o mais utilizado. Atente-se para os conceitos e peculiaridades de cada um deles, bem como a usabilidade na hora de realizar algum tipo de tarefa.
2) Aplicativos de escritório
Editores de planilhas, processadores de textos e editores de apresentação, são os principais aplicativos de escritório que podem ser cobrados nas provas de informática para concursos. Os principais são:
- Microsoft Office: Word, Excel e PowerPoint; que fazem parte do sistema operacional Windows;
- LibreOffice: Writer, Calc e Impress, que fazem parte do sistema operacional Linux.
3) Navegadores de internet
Eles possibilitam que uma pessoa navegue na internet, seja pelo celular ou computador. Os navegadores mais conhecidos no Brasil são o Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox. Por isso, recomendamos se inteirar sobre as particularidades de cada um deles, bem como a utilização dos mesmos, no dia a dia.
4) Uso do e-mail
Conhecido popularmente como correio eletrônico, o e-mail é um serviço que permite o envio e recebimento de mensagens online. Os provedores de e-mail gratuitos mais utilizados atualmente são o Gmail (que pertence ao Google) e o Yahoo.
A dica aqui é conhecer o conceito e o funcionamento dessas ferramentas, bem como as particularidades e recursos oferecidos por cada uma delas.
5) Proteção e segurança cibernética
Quando o assunto é informática para concursos, o candidato também deve estar a par dos conceitos básicos sobre segurança na internet, já que esse é um assunto massivamente discutido nos dias de hoje.
Dessa forma, recomendamos estudar os conceitos de: vírus, worm, Cavalo de Troia, firewall e antivírus. Lembre-se de que cada um tem as suas particularidades e limites em relação a usabilidade, combinado? Atente-se para isso.
6) Vocabulário e atalhos
O concurseiro também precisa estudar e, sobretudo, compreender, o vocabulário específico utilizado pela informática. Apesar de cada programa, aplicativo ou sistema operacional ter as suas particularidades, um ou outro atalho sempre permanece, independentemente da situação.
Quer um exemplo? As teclas control + B, se pressionadas ao mesmo tempo, conseguem ativar o comando “Salvar” em praticamente todos os programas. Dessa forma, você precisa entender a linguagem técnica básica, para não ficar perdido e correr o risco de errar alguma questão por falta de conhecimento do vocabulário.
Como estudar informática para concursos?
Agora que você conheceu os principais assuntos da área de informática que costumam cair nas provas de concursos públicos em geral, conheça três dicas sobre como estudar informática para arrasar nas provas do certame:
1) Assista vídeos no YouTube
Essa dica sobre como estudar informática para concursos pode ser de grande valia. Hoje em dia, o YouTube oferece uma infinidade de conteúdos sobre praticamente todas as áreas do conhecimento.
Por isso, recomendamos que você assista (quantas vezes forem necessárias) vídeos didáticos ou tutoriais nessa plataforma, sobre os assuntos citados acima.
2) Treine bastante
De nada adianta ficar só na teoria e não colocar o que aprendeu em prática, não é verdade? Por isso, depois que você estiver por dentro dos conceitos, é hora de testar os seus conhecimentos em informática.
Após assistir os vídeos no YouTube ou em qualquer outra plataforma, procure praticar tudo aquilo que foi ensinado nas aulas online. É somente através dos treinos que o concurseiro pode ficar craque e acertar tudo nas provas. Então, treine muito, fechado?
3) Aplicativos são de grande valia
Por fim, um outro recurso na hora de estudar informática para concursos são os aplicativos. Dependendo das suas necessidades, os apps podem te auxiliar a compreender os conceitos necessários e, por vezes, colocá-los em prática.
Dessa forma, concurseiro, não deixe de fazer bom uso da tecnologia para te ajudar a entender os assuntos pertinentes ao universo da informática. Alguns aplicativos têm uma didática simples e que permitem uma compreensão com mais eficiência. Agora é contigo e boa sorte nas provas.