Existem várias palavras da Língua Portuguesa semelhantes o suficiente para causar confusão até mesmo entre os nativos do idioma. Com um vocabulário tão extenso, é comum sentirmos dificuldades ao precisar selecionar um ou outro termo em uma frase, em busca daquele que faça mais sentido quanto às ideias sendo apresentadas. Um exemplo clássico envolve as palavras “independente” e “independentemente”: quando se deve utilizar cada uma de forma correta?
Seja na língua escrita ou falada, o termo “independente” é popular, mas muitas vezes empregado de forma errônea, assim como é o caso de “independentemente”, que costuma ser mais esquecida. Contudo, apesar da semelhança, as duas não fazem parte da mesma classe gramatical, e é importante saber como diferenciá-las.
Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo como utilizar “independente” e “independentemente” de forma correta, e não erre nunca mais em suas construções.
Independente e independentemente: como utilizar?
Tanto “independente” quanto “independentemente” são elementos modificadores em uma oração. Por outro lado, apesar de as duas derivarem de um mesmo verbo (depender), elas não são sinônimas, visto que exercem funções distintas, e uma não pode substituir a outra.
Desse modo, “independente” é utilizando quando se deseja modificar o sentido do substantivo, e “independentemente” quando se deseja modificar o sentido de uma ação verbal.
Independente
O adjetivo “independente” é utilizado quando se deseja modificar o sentido do substantivo, de modo que seja possível atribuir a característica de autonomia quando relacionada a algo ou alguém.
Este termo caracteriza apenas substantivos, indicando sua qualidade, estado ou modo de não ser dependente de algo ou alguém. Confira alguns exemplos:
- O trabalho do projeto de extensão é independente do material sendo solicitado em aula.
- A empresa é independente para decidir o que irá fazer com as informações que receberam nos últimos dias.
- Júlia, uma pessoa independente da opinião dos pais, economizou para comprar sua viagem de intercâmbio.
Independentemente
Já o termo “independentemente”, consideravelmente menos utilizado que “independente”, é um advérbio que modifica verbos, adjetivos, advérbios e até mesmo uma frase inteira, indicando como determinadas ações devem ocorrer. Ela está na mesma classe que outras ações verbais como rapidamente, infelizmente, calmamente ou ansiosamente.
Ao contrário do primeiro exemplo, “independentemente” assume a função de advérbio ao expressar a maneira independente de algo. Entenda mais por meio dos exemplos a seguir:
- Você deve chegar cedo independentemente do horário definido.
- Os barcos partirão para a ilha independentemente do mau tempo.
- Independentemente de vocês me acompanharem ou não, eu estarei viajando para assistir este show.
Como diferenciar?
Uma forma simples de evitar fazer confusão entre os dois termos é utilizando exemplos de outros adjetivos e advérbios similares. Por exemplo, entre “feliz” e “felizmente”, não é possível empregar um no lugar do outro sem tornar uma frase desconexa, ou alterar seu sentido. Veja:
- Feliz, Carmen deixou o posto e assumiu uma vaga muito melhor para ela.
- Felizmente, Carmen deixou o posto e assumiu uma vaga muito melhor para ela.
- Calma, minha prima terminou todas as suas tarefas com perfeição.
- Calmamente, minha prima terminou todas as suas tarefas com perfeição.