Os incensos são feitos de materiais aromáticas, que ao serem queimados, liberam fumaça e aroma. Essas, por sua vez, são conhecidas por trazerem benefícios a quem usa o item, bem como ao ambiente em que ele é queimado. Um dos benefícios atrelados ao incenso é a capacidade de o mesmo afastar as más energias de casa ou de qualquer outro ambiente. Mas será que realmente esse item milenar tem tal poder? Confira a resposta abaixo.
Porém, antes de descobrirmos a resposta, que tal saber sobre a história do incenso? Pois bem. Como dito, esse item é milenar, estando presente em diferentes culturas e religiões ao longo de milhares de anos. Os primeiros registros têm origem na Índia e no Egito. Ele era usado porque acreditava-se que a fumaça por ele liberada tinha uma ligação entre os homens e seus deuses.
Os hindus, hebreus e babilônios tinham o incenso como uma oferenda. Já na Grécia e na Roma Antiga, o item era usado para “exorcizar” demônios e cultuar os deuses do Olimpo. No catolicismo, o incenso está presente em diversos rituais, como na benção do Santíssimo Sacramento. Na Bíblia, narra-se que, para honrar o nascimento de Jesus, os Três Reis Magos ofereceram um incenso como um presente.
Hoje, o incenso é um item usado em rituais religiosos, mas também em momentos de autocuidado e bem-estar, em virtude de suas propriedades calmantes, tranquilizadoras e relaxantes. Além disso, ele é utilizado também para aromatizar ambientes.
Quais os benefícios de usar o incenso em casa?
O uso de incenso em casa – ou em qualquer outro ambiente -, traz alguns benefícios. Um deles é a capacidade que o incenso tem de purificar a energia de um local, afastando as más energias e atraindo as boas.
Além disso, ele ajuda nas práticas de Yoga e meditação, uma vez que contribui para a conexão, promovendo o foco, reduzindo a ansiedade e relaxando a mente.
O aroma liberado pelo incenso também traz benefícios, que variam conforme as ervas e essências escolhidas, já que cada uma delas possui propriedades aromaterapêuticas específicas. Conheça algumas a seguir.
- Arruda: afasta o mau olhado e auxilia na limpeza dos ambientes;
- Alecrim: limpa as energias do ambiente, além de melhorar a concentração e trazer clareza aos pensamentos;
- Canela: é uma ótima opção para transações comerciais. Ele ainda tem propriedades antissépticas e curativas;
- Lavanda: tem efeito calmante, trazendo tranquilidade e harmonia ao ambiente;
- Eucalipto: é um ótimo auxílio em problemas respiratórios e possui propriedades curativas;
- Camomila: acalma o sistema nervoso e os ânimos;
- Cravo: ajuda a recuperar a voz, sendo uma opção para cantores e professores, por exemplo;
- Mirra: promove relaxamento;
- Alfazema: limpa o ambiente de más energias, além de promover tranquilidade e paz de espírito;
- Rosa branca: é indicado para purificar ambientes e trazer paz e harmonia.
Vale destacar que para usufruir dos benefícios oferecidos pelo uso dos incensos, é preciso ter atenção na hora de compra-los. A dica é dar preferência aos mais naturais, feitos artesanalmente. É que eles possuem em sua composição essências orgânicas, como as ervas, e não contêm derivados de petróleo.
Existe um horário ideal para acender um incenso?
A resposta é sim. É que em determinados horários, o poder do incenso é potencializado. São eles: nascer do sol, pôr-do-sol, meio-dia e meia-noite.
Mas, claro, que você pode acender um incenso sempre que achar necessário, não precisando seguir à risca os horários ideais de usá-lo. A dica é focar em pensamentos positivos enquanto estiver aceso.