Durante toda a pandemia da COVID-19, os profissionais da saúde ficaram na linha de frente para implementar maneiras mais seguras de enfrentar a doença, enquanto o mundo ainda unia forças para desenvolver uma vacina. Diante desse contexto e de tantas profissões que merecem os nossos aplausos nessa batalha contra o Coronavírus, essa matéria vai te mostrar a diferença entre Imunologista, Epidemiologista e Virologista.
Fique conosco até o final da leitura para se inteirar um pouco mais sobre essas especializações, caso esteja pensando em fazer carreira na área da Saúde. Apesar de parecerem que são a mesma coisa, essas três profissões têm as suas diferenças. Confira a seguir.
Diferença entre Imunologista, Epidemiologista e Virologista
Imunologista
A Imunologia é uma ramificação da Medicina que estuda o sistema imune do ser humano e todas as condições nas quais ele pode ser submetido e que podem afetá-lo severamente, no dia a dia. Mais conhecida como Imunologia Clínica, essa especialidade trata das doenças que atacam o sistema imunológico de uma pessoa como sinusite, rinite, conjuntivite, urticária e alergias em geral.
Para detectá-las, são realizados testes sanguíneos, de pele e demais exames complementares, para ter um diagnóstico do comportamento das doenças autoimunes ou de origem alérgica.
O Imunologista estuda vacinas e/ou medicações que fortalecem o nosso sistema imunológico com reações perante as doenças ou condições, o que auxilia na prevenção de diversos quadros clínicos, além de evitar que aconteçam falhas no sistema. Pode até parecer que não existe nenhuma diferença entre Imunologista, Epidemiologista e Virologista, mas tem.
Os principais invasores do nosso sistema imune são vírus, bactéria e fungos. Por isso, o Imunologista realiza pesquisas para o desenvolvimento de tratamentos cada vez mais eficazes contra doenças, especialmente as de origem viral.
Se você quer se tornar um Imunologista, vai precisar se formar no curso de Medicina, que tem duração de seis anos. Além disso, é preciso fazer mais dois anos de especialização e um de residência médica.
Epidemiologista
Curioso para entender de vez a diferença entre Imunologista, Epidemiologista e Virologista? A Epidemiologia é uma ciência que estuda a periodicidade com que as doenças conseguem se alastrar entre uma população.
Os profissionais dessa área realizam análises quantitativas de eventos entre as variáveis que condicionam o aparecimento das mortes ou de condições incapacitantes. O foco dessa área é tudo aquilo que ocorre fora do organismo humano.
Nesse contexto, o Epidemiologista é o profissional responsável por coletar e analisar dados que sejam relevantes, com o uso do seus conhecimentos para fazer o acompanhamento da disseminação de uma doença, bem como a sua transmissão, identificação da faixa etária e condições clínicas mais vulneráveis.
Além disso, ele precisa aconselhar as pessoas sobre as possíveis medidas de segurança para evitarem se infectar e até definir medidas preventivas que possam servir de apoio à gestão das epidemias em geral.
A Epidemiologia tem relação com três áreas distintas: Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Estatística. Dessa forma, Médicos, Nutricionistas, Enfermeiros, Dentistas, entre outros profissionais que tenham relação com esses ramos, podem se especializar e atuarem como Epidemiologistas.
Virologista
Está ficando clara a diferença entre Imunologista, Epidemiologista e Virologista? Por fim, a Virologia é uma especialidade da Medicina e da Biologia responsável por estudar minuciosamente a anatomia dos vírus em geral.
Os profissionais dessa área precisam aprender como é a ocorrência da replicação do vírus no organismo humano, identificar as principais doenças que são de origem viral, classificar os vírus (pelo seu nível de letalidade) e se inteirar sobre como o corpo humano reage perante cada tipo de microrganismo.
O Virologista cumpre um papel especial no combate aos mais variados tipos de viroses, já que têm conhecimentos específicos sobre essas doenças e infecções virais em geral. Esse profissional ainda deve identificar as diferenças e semelhanças entre os grupos impactados, auxiliar no desenvolvimento de vacinas e de medidas que fortalecem o sistema imunológico.
Quem se graduou em Medicina Veterinária, Biomedicina, Medicina, Farmácia, Ciências Biológicas, Odontologia, dentre outras áreas ligadas à Saúde, pode se especializar em Virologia e ter uma carreira de sucesso.
E aí, o que você achou da diferença entre Imunologista, Epidemiologista e Virologista? Esperamos que essa dúvida tenha sido sanada e que você faça a escolha que seja mais compatível com seu perfil profissional. Boa sorte.