O governo federal tem um benefício para pessoas entre 15 e 29 anos que dá direito a 50% de desconto em eventos culturais. A ID Jovem garante meia-entrada em cinemas, teatros, shows e campeonatos esportivos. Além disso, a carteirinha também dá duas vagas gratuitas e dois tickets com 50% em viagens interestaduais de transporte público.
No caso das passagens de ônibus, trem e barco, essas serão ofertadas pelas companhias apenas na categoria tradicional. A oferta é obrigatória nos guichês, mas não necessariamente quando vendidas pela internet. Cada beneficiário só pode usar uma vaga (seja gratuita ou com desconto) por vez.
Quais são os requisitos para ter a ID Jovem
Além do critério de idade (15 a 29 anos), o programa também tem outros dois requisitos que devem ser cumpridos. São eles:
- Fazer parte de família com renda mensal de até dois salários mínimos (R$ 2.424 atualmente); e
- Estar inscrito no CadÚnico, com as informações atualizadas nos últimos 24 meses.
De acordo com o governo federal, para requerer a ID Jovem não é preciso estar estudando.
Como solicitar a ID Jovem?
Aqueles que querem ter a carteirinha precisam ir presencialmente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), normalmente localizados junto às prefeituras. Para obter a ID Jovem, o interessado é obrigado a apresentar:
- Documento de identificação com foto; e
- Número de Identificação Social (NIS).
Além desses, é possível que o servidor do CRAS peça comprovante de renda, comprovante de domicílio e outros documentos oficiais. Por isso, é recomendável que, antes de fazer a solicitação, você entre em contato com o órgão para saber exatamente o que levar.
Depois de cadastrado, o beneficiário pode emitir a ID Jovem física pelo site ou app. Para isso, basta informar: NIS, nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Assim que a carteirinha chegar na sua casa, você pode validá-la pelo mesmo site.