Amantes das plantas procuram cada vez mais cultivar espécies em qualquer ambiente. Para aqueles que não têm muito espaço em casa, existem modelos de horta vertical que acabam otimizando o espaço disponível.
Ter uma horta vertical não é uma tarefa muito difícil. Para ter aquela sensação de estar mais perto da natureza, basta ter um espaço ou parede que pegue sol por pelo menos três horas por dia.
Assim, será possível plantar alface, salsinha, hortelã, manjericão e outras plantinhas que se adaptam muito bem nesse tipo de horta. Conheça a seguir 3 tipos incríveis de horta vertical que vão otimizar seu espaço.
Como fazer a horta vertical em casa
Antes de montar uma horta vertical em casa, existem alguns fatores que devem ser observados. É necessário, por exemplo, ter certeza de que o local escolhido é o melhor da casa, com luz solar direta e arejado.
Dessa forma, o local deve receber iluminação solar pela manhã, pois a exposição solar ao longo do dia pode acabar danificando as plantas, ao esquentar e deixar ressecada a terra. É importante observar que cada planta precisa de cuidados diferentes.
A mistura de muitas plantas no mesmo local pode trazer maiores cuidados. Uma boa dica nesse quesito é ficar atento a plantas de raízes curtas, que são melhores para esse tipo de jardinagem, que usa vasos com tamanhos limitados.
O recipiente onde as plantas se encontram também deve ser pensado anteriormente, a fim de evitar maiores problemas. Assim, é comum encontrar nesse tipo de horta vasos unitários, jardineiras em formato de retângulo e outros tipos.
3 tipos incríveis de horta vertical
Antes de construir a sua horta vertical em casa, é preciso se atentar a alguns detalhes importantíssimos. Escolha o local que vai receber as plantas e certifique-se de que a sua escolha vai ser benéfica para os vegetais, sem afetar o seu crescimento.
1 – Torre de vegetais
Esse modelo de horta vertical é fácil de fazer e envolve um cilindro construído com uma malha de arame bem resistente, que pode estar revestida de plástico e com muita terra. Para construir, você vai precisar de uma seção de 180 cm de altura de malha de metal em um cilindro de dois pés de diâmetro.
Dessa forma, basta encher o dispositivo com terra úmida para vasos. Procure fazer furos ou um corte em “X” atravessando o plástico e coloque a muda dentro do cilindro, fazendo com que as raízes das plantas sejam empurradas para o fundo do vaso.
2 – Horta suspensa
Para fazer esse tipo de horta, pendure os vasos em um local ensolarado e protegido. As plantas escolhidas devem ser regadas com frequência, para manterem sempre os seus nutrientes e assim darem frutos.
Nessa maneira de cultivar as plantas, dê preferência para espécies que ofereçam a colheita, a exemplo do tomate, hortelã e outras hortaliças.
3 – Horta vertical com paletes
Hortas feitas com paletes são a grande tendência do momento. Essa maneira de cultivar plantas é fácil e eficaz. Para fazer essa horta, basta escolher os vasos e fixá-los na parede. Os paletes funcionam como uma proteção, segurando as plantas enquanto elas se desenvolvem.
Horta vertical: plantas recomendadas
Existem algumas espécies de plantas que se destacam quando cultivadas em hortas suspensas em locais fechados. Confira algumas delas:
- Manjericão – se desenvolve muito bem em lugares mais quentes, podendo ser cultivado durante todo ano. A dica é fazer regas regulares, deixando a planta exposta ao sol.
- Hortelã – essa planta deve ficar em locais mais protegidos do sol, sem receber vento direto.
- Pimenta – se adapta a lugares quentes e precisam de iluminação direta. Regue sempre que o solo estiver seco.