Nada melhor do que ter em casa temperos, pimentas ou ervas aromáticas sempre fresquinhos e sem agrotóxicos, não é mesmo? Uma forma de ter isso é fazendo uma horta. Graças a essa alternativa, podemos comer alimentos orgânicos e, assim, ter uma vida mais saudável e melhorar o nosso bem-estar. Não bastasse isso, com a horta podemos deixar a decoração do nosso lar mais natural e mantê-lo com um ar cheiroso e fresco.
Embora ter a sua própria horta em casa ofereça diversos benefícios a todos que ali moram, muitas pessoas não a têm por falta de espaço no ambiente. Elas acreditam que ter uma horta irá ocupar uma grande área do lar. Porém, elas estão enganadas. É que há um tipo de horta que não demanda muito espaço: é a chamada horta suspensa ou vertical.
Esse tipo de horta pode ser instalado nas paredes ou no teto de qualquer cantinho da casa, como a cozinha, varanda ou até mesmo nos corredores. Basta que o local escolhido receba luz do sol ao menos em um momento do dia.
Se você gostou da ideia e não vê a hora de cultivar alguns alimentos em sua casa (ou apartamento), então saiba que o Concursos no Brasil selecionou algumas dicas e preparou um passo a passo para você fazer a sua própria horta suspensa e, ainda, economizar espaço. Confira a seguir.
Como fazer horta suspensa em casa
Fazer horta suspensa em casa é fácil e prático, basta ficar atento às nossas dicas e seguir o passo a passo abaixo.
1º passo
O primeiro passo para fazer horta suspensa em casa é escolher os vasos. Cada alimento plantado necessita de um tamanho específico de vaso. As ervas aromáticas, temperos e pimentas, por exemplo, podem ser plantadas em vasos médios. Porém se os alimentos forem folhosos, como alface, a dica é usar vasos maiores.
Na hora de escolher os vasos, dê preferência aos que têm furos. Eles permitem que a água escoe com facilidade, não prejudicando as raízes das plantas.
Lembrando que, se você for fixar a horta à parede, atente-se aos suportes, para que eles sejam do tamanho compatível com os vasos. Mas, caso a horta suspensa seja pendurada no teto, verifique se os vasos são leves e se possuem bordas para o encaixe das alças.
2º passo
O próximo passo para montar sua horta suspensa é fazer uma camada de drenagem para evitar que as raízes apodreçam. Essa camada pode ser de argila expandida ou pedrinhas de construção. Após, acrescente o substrato para o plantio ou mix de terra vegetal e o composto orgânico. Vá preenchendo até a metade do vaso.
3º passo
Agora chegou a hora de plantar os alimentos. Disponha a muda ou semente no centro do vaso e acrescente substrato até a borda. Regue a terra até deixá-la úmida. Verifique se a água está escoando com facilidade. Finalize o processo posicionando os vasos na estrutura montada para a horta suspensa.
Uma dica interessante para manter a sua horta sempre saudável é adubá-la. O adubo tem o papel de repor os nutrientes que são consumidos pela planta durante seu crescimento.
Atenção! As hortaliças necessitam de luz solar direta para se desenvolverem de forma saudável. A dica então é deixá-las sob sol por, aproximadamente, 4 horas por dia.