Cada vez mais as pessoas procuram incorporar as plantas em suas rotinas e na decoração de casa. Dessa forma, a procura por uma horta em casa cresceu e pessoas buscam a melhor forma de cultivar as hortaliças.
Uma planta bastante procurada e de fácil acesso é a hortelã. Aprender a cultivá-la pode abrir portas para outras escolhas, além de deixar a horta em casa mais exuberante, com uma erva de aroma marcante e que tem várias utilidades.
A fim de esclarecer os métodos mais eficazes para o cultivo desta erva, elaboramos uma matéria com 3 dicas essenciais para cultivar hortelã. Acompanhe atentamente e comece a desenvolver suas habilidades de jardinagem.
Horta em casa: 3 dicas essenciais para cultivar hortelã
Aprender a cultivar hortelã é um ótimo primeiro passo para aqueles que desejam começar uma horta em casa. Essa erva de aroma marcante é extremamente versátil, podendo ser cultivada em vasos e ambientes internos.
A erva chegou ao país no início do século XX, trazida por japoneses. Ela possui um sabor marcante e refrescante, e seu uso na cozinha acontece no tempero de pratos, em sucos, drinks e outros tipos de bebidas, como chás e águas aromatizadas.
Está presente também em receitas de doces e geleias, e pode ser usada na produção de óleos essenciais. Dessa forma, existem algumas dicas essenciais para cultivar a hortelã. Confira a seguir:
1 – Observe a temperatura e o clima
Os tipos mais comuns de hortelã plantadas no Brasil são a hortelã-comum e a hortelã-pimenta, conhecidas por sua maior refrescância. Em ambientes fechados, a espécie mais indicada é a hortelã-comum, por apresentar maior resistência e não precisar de tantos cuidados.
O clima quente e úmido da maioria das regiões brasileiras é responsável por fazer a hortelã crescer em menos tempo, e apresentar folhas mais vistosas. Dessa forma, a planta pode ser cultivada durante todo o ano, por ser resistente tanto ao calor quanto ao frio.
2 – Plante a hortelã no vaso
A forma mais prática para cultivar hortelã é plantando-a no vaso. Como são folhas que se desenvolvem em abundância, a melhor escolha é entre vasos com 30 e 40 centímetros de diâmetro, com furos no fundo que possibilitem um bom sistema de drenagem.
Para uma drenagem eficiente, a camada responsável pelo dreno deve ser feita com argila expandida e carvão vegetal. Vale a pena também preencher todo o vaso com terra misturada e substrato. Após a ambientação da planta ao vaso, se quiser, troque-a de lugar, colocando direto no solo para outro tipo de desenvolvimento desta erva aromática e versátil.
3 – Fique atento à adubagem e colheita
Em regra, alguns cuidados básicos facilitam o cultivo da hortelã. Em média, a colheita das folhas de hortelã leva aproximadamente 20 dias. Neste meio tempo, é necessário observar se a planta não está precisando de nutrientes extras. A regra geral é que a cada dois meses seja colocado húmus de minhoca na terra.
Outro ponto a se atentar é a necessidade de iluminação da planta. A hortelã é conhecida como uma grande apreciadora de calor e iluminação. Por isso, enquanto apenas mudas, a hortelã precisa de 4 horas por dia de luz solar para se desenvolver de maneira plena.