Horta em casa: como cultivar plantas, hortaliças e temperos?

Se você tem varanda ou quintal, aproveite para fazer uma horta em casa usando o passo a passo a seguir.

Cada vez mais pessoas decidem organizar uma horta em sua própria residência, não só por diversão, mas também porque ao cultivar sua própria comida de forma orgânica você está contribuindo para a economia doméstica e cuidando do meio ambiente.

continua depois da publicidade

Existem diferentes formas de criar uma horta no quintal de casa, sendo o espaço e o tempo disponível o que determina o tipo de jardim e de cultivo. Assim, se você tem uma grande horta e muito tempo livre, aproveite para cultivar frutas, verduras e legumes.

Mas se, pelo contrário, tem pouco espaço e pouco tempo livre, experimente organizar uma horta vertical onde possa ter especiarias e ervas aromáticas que pode usar como temperos naturais nos seus pratos. Veja como fazer isso a seguir.

Leia também

Como fazer uma horta caseira?

Independentemente do tamanho da sua área de cultivo, siga as dicas abaixo para ter uma horta caseira com êxito:

continua depois da publicidade
  1. Escolha um local que receba luz solar durante a maior parte do dia. E se você tiver animais, seria melhor colocar um pouco de proteção ao redor do mini jardim;
  2. Pegue alguns potes ou uma caixa de madeira ou vime. Se você escolheu uma caixa, forre o interior dela com plástico e faça alguns buraquinhos para permitir que o excesso de água da irrigação escorra e não se acumule nas raízes, apodrecendo a planta;
  3. Coloque uma base de pedra no vaso para permitir a drenagem e coloque um substrato de mudas por cima. Este tem muita turfa e uma alta porcentagem de areia que facilita o desenvolvimento das sementes. Por se tratar de uma cultura intensiva, é aconselhável adicionar adubo orgânico, não se deve usar adubos artificiais em plantas que se destinem ao consumo humano;
  4. Coloque as sementes escolhidas no substrato. Nas embalagens geralmente indica a quantidade de sementes a serem semeadas, a distância entre elas e todos os detalhes que você precisa saber;
  5. Em cima das sementes coloque um pouco mais de substrato e faça um pouco de pressão no solo. Deixe uma margem de 3-5 cm para não ter problemas na hora de regar;
  6. Em seguida, regue de acordo com a água que cada planta precisa e espere que os primeiros brotos comecem a sair;
  7. Depois de ter os primeiros brotos, por exemplo alface ou cebola, você pode cortá-los sem atingir a base para que continuem brotando.

O que plantar?

Certamente, você pode semear tudo o que você quiser. Claro, tenha em mente que você vai precisar de espaço e que suas plantas vão precisar de cuidados mínimos. No caso de ervas aromáticas, as mais plantadas em casa são:

continua depois da publicidade

Manjericão

Geralmente é muito difícil conseguir manjericão fresco que seja bom e barato, por isso muitas pessoas plantam em casa. Precisa de luz, mas não muito sol direto e rega regular, mas aguenta um pouco de seca se esquecer de regar.

Endro

Esta erva aromática muito utilizada em condimentos precisa de um clima temperado, ou seja, não resiste ao frio nem à seca. Funciona com um substrato normal, rico em nutrientes e bem drenado que deve ser mantido úmido (não encharcado), por isso requer rega um pouco todos os dias. Ela cresce bem rápido se pegar sol.

Orégano

Orégano fresco é uma delícia em massas, pizzas e pães. Precisa de um clima quente, substrato normal e boa drenagem, com regas regulares para que não resseque.

continua depois da publicidade

Cebolinha

As folhas verdes alongadas dão muito sabor e decoram qualquer prato com um toque de classe. Nesse caso, você deve manter o solo levemente úmido, regando de vez em quando e, embora resista às geadas, pode trazê-lo para dentro de casa durante o inverno.

Hortelã

Seu aroma fresco e perfumado é aproveitado em pratos salgados e doces, dando sabor a bebidas refrescantes e coquetéis. Você só precisa de um vaso com substrato rico em húmus, uma janela ensolarada por algumas horas por dia e regar regularmente para manter o solo úmido.

Coentro

Uma planta aromática e fácil de cultivar em casa, como a salsa, que precisa de boa iluminação, substrato normal, clima temperado e boa drenagem. Não precisa de muita rega e, portanto, o ideal é que o vaso não fique alagado. Seu aroma é muito mais forte e fresco que o da salsa e é amplamente utilizado na culinária indiana, árabe e mexicana.

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade