A Língua Portuguesa é repleta de pegadinhas e palavras semelhantes que criam confusão entre os falantes e leitores do idioma. Existem palavras homônimas homófonas, que possuem a mesma identidade fonética, mas apresentam diferença na escrita e nos significados. Este é o caso dos termos “hora” e “ora”.
Sendo assim, é necessário saber qual é a diferença de significado entre essas expressões e como usar cada uma delas sem errar. Dessa maneira, será possível garantir credibilidade ao discurso, coerência com as normas gramaticais e a norma culta da língua e evitar confusões na hora de escrever. Saiba mais a seguir.
Qual é a diferença e como usar “hora” e “ora”?
1) Hora
‘Hora’ com H é um substantivo feminino que refere-se à cada uma das 24 partes em que se divide o dia, contabilizando o período de 60 minutos para marcar a passagem do tempo. No geral, é utilizado para marcar um espaço de tempo ou designar uma carga horária, como a jornada de trabalho de um funcionário ou o tempo de duração de um curso.
Na Antiguidade, a hora referia-se à parte do dia que não contemplava à noite, referindo-se à manhã e a tarde.
Como expressão, existem diversas utilizações possíveis para esse substantivo, muitas vezes relacionadas a momentos. Por exemplo:
- hora de aperto para definir um momento difícil;
- hora extra para abordar um tempo além do expediente tradicional de serviço;
- hora H para referir-se a um momento oportuno;
- hora local para tratar sobre o fuso-horário de uma região.
Também existe um uso mais subjetivo fazendo referência a uma oportunidade, situação de destaque, desejo ou iniciativa.
Em relação à etimologia, a palavra ‘hora’ é derivada do grego. Entre os sinônimos aceitos estão encejo, momento, ocasião, tempo, oportunidade e instante. Confira alguns exemplos de utilizações possíveis para essa palavra:
- Que horas você volta hoje?
- Quantas horas extras ele fez durante o mês?
- Não se preocupe, ele chegou bem na hora hoje.
- Está na hora de buscar um tratamento.
- Fiquei com medo de perder a hora, mas ainda bem que o despertador tocou.
2) Ora
Como advérbio, a palavra ‘ora’ sem H significa neste exato momento, agora, neste instante. Como interjeição, pode indicar espanto, dúvida ou desinteresse, bem como ter um valor conclusivo ou indicar alternância ao discurso. Na retórica, é uma palavra ou partícula de relação que forma um argumento de dedução.
Na Gramática, há um uso pouco comum, mas aceito desse termo para expressar um valor puramente expletivo, ou seja, estilístico. Por fim, como locução interjeição, ‘ora’ expressa um misto de surpresa, descaso ou decepção ao ser acompanhada de um adjetivo ou substantivo.
Quanto à etimologia, é original do latim hachora, cujos sinônimos possíveis são ‘agora’ e ‘pois’. Confira alguns exemplos para essas definições:
- Pois ora, a iniciativa não deu certo.
- Ora faz dieta, ora come livremente.
- Ora bolas! Como o juiz não viu aquela falta?
- A proposta, ora avaliada, foi aprovada na Câmara dos Deputados.
- Todo o homem é mortal. Ora, Pedro é homem, então tambem é mortal.
Qual é a diferença entre hora e ora?
A palavra hora é sempre empregada quando o assunto é horário ou momento, porque o termo está conectado com essa ideia de tempo e é utilizado para definir as horas de um compromisso, ou o determinado prazo para cumprir uma ação. Por outro lado, o termo ora deve ser usado quando o objetivo é falar de algo que está acontecendo naquele exato momento ou demonstrar conclusões.
Por conta disso, um marcador que determina a utilização de ‘hora’ ou ‘ora’ é o tempo da frase, seja ele presente, passado ou futuro. Nos casos em que a palavra puder ser substituída por “por enquanto” ou “neste momento”, deve-se usar ora. Quando a palavra puder ser substituída por alguma medida exata de tempo, como horas específicas ou um turno do dia, deve-se usar hora.