Na comunicação verbal, usamos muitas interjeições para exprimir sentimentos sem a necessidade de usar muitas palavras descritivas. Você provavelmente já está acostumado, por exemplo, com “oba”, “nossa”, “uau”, “eita”, “puxa”, “xi”, “ui”, “uai” e assim por diante. Correto?
A interjeição corresponde à palavra que se torna invariável no contexto. Ela forma, sozinha ou acompanha de mais algum termo, um sentido único que denota sentimentos, apelos ou até mesmo simples ruídos. Mesmo sendo usadas de forma coloquial, elas existem na norma culta.
Sim, os dicionários aceitam a utilização desses termos para complementar o sentido de uma frase. É claro que, antes de mais nada, devemos sempre analisar qual é o melhor contexto para encaixá-las. Nem todos os gêneros textuais dão “match” com esse tipo de recurso, “né?”.
Eu utilizo bastante para descrever diálogos entre personagens em livros literários por trazerem a coloquialidade necessária, transportando a conversa para a verossimilhança. Quanto mais crível, melhor para a história que estiver contando – mais estou falando como escritor.
Vamos para o lado normativa da parada. Dentre as inúmeras interjeições que existem, temos uma bastante conhecida, mas que muitas pessoas ainda não sabem como escrevê-la. Afinal, qual termo está correto na língua portuguesa: “hein”, “hem” ou “heim”? Saiba na matéria.
Aproveite a visita e não deixe de conferir outros conteúdos que já publicamos em nosso site. Temos de tudo um pouco para te auxiliar na preparação de concursos públicos; sempre de uma forma simples para que as regras não pareçam um monstro de sete cabeças.
Até porque não são. “Ah”, e não se esqueça de responder simulados com questões gratuitas na seção especial de nosso site. Lembre-se que a antecedência sempre será decisiva para você conquistar a tão sonhada vaga em órgãos públicos espalhados pelo Brasil afora.
Qual é o significado da interjeição?
Antes de falarmos sobre a forma correta de escrever, é importante entendemos o significado. Usamos essa interjeição quando queremos expressar espanto ou indignação com alguma coisa que aconteceu. Por outro lado, ela também pode remeter a outros significações.
Quando queremos dar ênfase a alguma pergunta, buscando a resposta o quanto antes, é possível usar o termo no final para chamar a atenção da pessoa. Você também pode usá-la no início da frase para mostrar que você tem interesse na conversa e quer uma conclusão para aquilo.
A gente usa demais a interjeição e sabemos, quase que naturalmente, quando podemos usá-la na comunicação verbal. Mas e quando estamos nos referindo à escrita do termo, como funciona?
Hein, Heim ou Hem?
A verdade é que não existe apenas uma alternativa correta. Podemos usar tanto “hein” quanto “hem”, sem comprometer as regras da língua portuguesa. A segunda opção não é usada como antes, já que a encontramos somente em textos antigos e clássicos – ou seja, no passado.
Mas isso não significa que ela esteja incorreta. Agora, o que não existe mesmo é “heim”, com -im no final. Você deve evitá-la todo custo por ser considerada como um erro de vocabulário na normativa. Vamos a alguns exemplos de uso para fixar a regra com mais facilidade:
- Hein? Como assim? O que você quis dizer com isso?
- E aquele filme que eu te recomendei, hein? Você teve tempo para assistir?
- Você sempre insistinto no mesmo erro, hein?
- Hem? Acho que eu não entendi muito bem o que você falou. Pode repetir?
- Eu esperava que você fosse me visitar, hein? Pena que não vai ser possível… Fica para a próxima, então.