Haverá uma nova pane global da Internet por causa do... Sol?

Os cientistas afirmam que haverá um fenômeno comum envolvendo o Sol. Eletrificamente carregadas, plasmas e partículas devem ser ejetadas da estrela.

Você se lembra do apagão das redes sociais que aconteceu em meados de outubro de 2021? A notícia ganhou repercussão global por ter afetado Instagram, WhatsApp e Facebook de uma só vez durante, pelo menos, sete horas consecutivas. Foi um grande momento no mundo.

continua depois da publicidade

A principal justificativa ao problema, na época, estava ligada com o DNS (Sistemas de Nomes de Domínio) e BTG (Protocolo de Entrada da Fronteira), apesar de inúmeras teorias da conspiração que sugeriam um ataque hacker que ocasionou no desligamento da conexão.

A polêmica acendeu um sinal vermelho na humanidade, pois, mesmo que a queda tenha ocorrido durante algumas horas, vários pequenos negócios foram afetados pelo problema, fazendo com que até ações de investimento registrassem baixa devido ao acontecimento.

Isso mostrou ao mundo que, sim, talvez, estejamos mais dependentes das redes sociais e da Internet do que gostaríamos. Muitos estavam com medo de que algo do tipo fosse ocorrer em um futuro não tão distante, estendendo o problema para dias ou até semanas.

continua depois da publicidade
Leia também

Como seríamos ser Internet ou redes sociais? Difícil dizer, mas o que sabemos é que a possibilidade voltou à tona e, agora, está relacionada com o Sol. Foi o sugeriu o astrofísico Peter Becker, da George Mason University, localizada nos Estados Unidos. Mais detalhes na matéria.

Aproveite a visita em nosso site e, claro, não se esqueça de conferir outras curiosidades que já publicamos por aqui. Temos de tudo um pouco para te deixar constantemente informado: de notícias sobre concursos abertos a pautas de economia e tecnologia. Fique conosco.

O que acontecerá com o Sol a partir de 2024?

Os cientistas afirmam que haverá um fenômeno comum envolvendo o Sol. Eletrificamente carregadas, plasmas e partículas devem ser ejetadas de nossa estrela-mãe durante no ano de 2024, podendo até mesmo chegar a Terra. O fenômeno é conhecido como tempestade solar.

continua depois da publicidade

Mas o que é isso, afinal de contas? Uma tempestade solar é um evento resultante de uma erupção no Sol, liberando enormes quantidades de energia e partículas no espaço. Essas erupções podem se manifestar de diversas formas, como ejeções de massa coronal.

Durante uma EMC, vastas quantidades de material solar são lançadas ao espaço a velocidades surpreendentes, inclusive chegando perto da Terra. Mas não para por aí: Além das EMCs, as tempestades solares também emitem raios-X e partículas energéticas.

Essa radiação poderia, em tese, ter impactos diretos nos sistemas de comunicação e navegação, bem como representar riscos potenciais para astronautas no espaço. Peter Becker, cientista da George Mason University, informou que existe a possibilidade de caos global generalizado.

continua depois da publicidade

Caso a previsão se transforme em realidade, o pesquisador explicou que, caso as partículas eletrificadas cheguem à Terra, isso poderia causar queima de todos os tipos de equipamentos eletrônicos, bem como os da infraestrutura que fundamenta a conexão com a Internet.

Mas, afinal de contas, existe mesmo essa hipótese?

Haverá pane global da Internet devido à tempestade solar?

Em primeiro lugar, é válido dizer que a hipótese do "caos global" somente foi levantada pelo cientista em específico. Até o momento, nenhum outro pesquisador reforçou o que ele havia informado anteriormente. Becker também não usou pesquisas para fundamentar sua opinião.

O que sabemos, de fato, é que o Sol estará em plena atividade entre os anos de 2024 e 2028, fenômeno que é completamente normal e acontece de tempo em tempo. Em épocas que já se foram, grandes consequências não foram sequer sentidas pelo planeta Terra.

No máximo, uma interferência ou outra, mas nada que desencadeasse uma pane em proporções continentais. Isso quer dizer que não temos comprovações válidas e suficientes para dizer que, dessa vez e somente dessa vez, o fenômeno causaria problemas a curto ou longo prazo.

De qualquer maneira, saberemos o impacto da tempestade solar no decorrer dos meses. É claro que o aumento da radiação durante uma tempestade solar pode causar interferências nos sinais de comunicação e navegação, conforme explicamos anteriormente.

Isso tende a impacta principalmente as comunicações via rádio e os sistemas de GPS, mas nada fora do usual. São coisas que acontecem. Por isso, vale a pena ficar de olho em novos estudos científicos que devem ser publicados no mundo, bem como anúncios oficiais de entidades.

Leia também

Concursos em sua
cidade