Para quem gosta de acompanhar fenômenos astronômicos, ocorrências como chuvas de meteoros, passagens de cometas e as incríveis superluas já estão com datas marcadas para 2024. Nesse ano, inclusive, haverá duas superluas para observar.
Com informações do Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, os principais eventos do ano já foram cronologicamente catalogados, bem como os momentos em que eles poderão ser vistos.
Pensando nisso, para não perder as ocorrências, confira abaixo as datas oficiais das duas superluas de 2024 e outros fenômenos que pintarão o céu.
Haverá duas superluas em 2024: saiba quando
Uma superlua é um fenômeno que ocorre na lua cheia, perto do perigeu, ou seja, quando ela está mais próxima da Terra. O movimento resulta em uma lua cheia maior e mais brilhante do que as demais.
O período é denominado perigeu pelo fato da Lua aparecer no céu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que em seu apogeu, ou microlua, quando fica mais distante.
Nesse sentido, as superluas ocorrerão no segundo semestre de 2024, uma no dia 7 de setembro e outra no dia 17 de outubro.
Outras ocorrências de 2024
Além das superluas, chuvas de meteoros e cometas estão na relação de eventos previstos pelo observatório.
As chuvas de meteoros ocorrem várias vezes durante o ano, e podem ser vistas quando a Terra entra na rota dos fluxos que se originam de cometas e asteroides.
As Líridas, por exemplo, poderão ser vistas no dia 22 de abril, pela madrugada. Já as Eta Aquáridas surgirão no dia 5 de maio, também no período noturno.
Quanto aos cometas, um dos astros mais aguardados pela comunidade astronômica fará sua aparição no dia 21 de abril. O 12P/Pons-Brooks, ou “cometa do Diabo”, recebe o apelido por conta da formação de dois “chifres” de gelo e gás depois de suas últimas explosões.
Mais sobre o fenômeno
A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita elíptica, ou seja, em uma espécie de círculo alongado.
Durante essas voltas, o satélite e o planeta ficam mais próximas de um lado da elipse. A cada mês, a Lua deve então passar pelo ponto mais próximo da Terra, bem como pelo mais distante.
Em seu perigeu, quando pode ser vista por completo na Lua cheia, o fenômeno é chamado de superlua, como visto anteriormente. Contudo, existem outras ocorrências tão especiais quanto, como a Lua azul.
O termo é comumente utilizado para as vezes em que é possível ver uma Lua cheia duas vezes em um só mês. Isso ocorre porque o ciclo do satélite natural é de 29,5 dias, um pouco menor do que a duração de um mês.
Quando ela ocorre ainda no início do mês, restam dias para que um ciclo lunar seja completado. Isso ocorre a cada dois ou três anos.
Além das superluas e Luas azuis, existem ainda as superluas azuis, um fenômeno ainda mais raro. O tempo entre elas pode variar: pode ser que pelo menos 20 anos se passem entre uma e outra, mas a média costuma ser de 10 anos.
Com isso, as próximas superluas azuis só devem ocorrer em janeiro e março de 2037, de acordo com a Nasa (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço).