Hard Skills: o que são? Entenda por que as empresas procuram essas habilidades

As hard skills são uma categoria de habilidades que as empresas procuram em seus funcionários, gestores e equipes. Porém, muitos candidatos não entendem ao que se referem e nem como trabalhar esse tipo de capacidade em seu cotidiano.

Por definição, as hard skills são os conhecimentos técnicos adquiridos por meio da experiência ou então através de formações específicas, como a proficiência em inglês, o conhecimento em Excel e o domínio em linguagens de programação. Atualmente, as empresas procuram essas habilidades porque elas garantem o conhecimento teórico e prático necessário ao exercício das funções.

Sendo assim, é fundamental que os candidatos aprendam mais sobre esse tipo de capacidade, bem como praticá-las ao cotidiano e informar corretamente o conhecimento em seus currículos. Desse modo, poderão ter destaque nos processos seletivos, se diferenciar da concorrência e garantir que são profissionais competitivos no mercado de trabalho. Saiba mais informações a seguir:

O que são hard skills?

Por definição, as hard skills são as habilidades práticas e tangíveis que podem ser demonstradas por meio da experiência, da prática ou de certificações específicas. Dessa maneira, podem ser adquiridas ao longo da graduação, por meio de cursos livres ou especializações em áreas diversas, pois englobam tanto o conhecimento em idiomas quanto as habilidades mais técnicas.

Leia também

No geral, cada área e atuação possui um conjunto de hard skills esperadas e mais importantes, pois afetam o desempenho e a eficiência nas atividades profissionais. Contudo, é comum ser cobrado o domínio de ferramentas de comunicação, como e-mail e redes sociais, o conhecimento em ferramentas de trabalho como o Pacote Office, a fluência em outros idiomas e pontos semelhantes.

Através dessas características, as empresas conseguem determinar o perfil técnico dos profissionais que desejam para as suas equipes, pois estão concentrados nos aspectos de conhecimento e habilidades para execução das demandas. Contudo, cada vez mais tem-se cobrado as chamadas soft skills, ou habilidades socioemocionais que complementam o teor técnico com aspectos humanos.

Acima de tudo, as hard skills são importantes para aumentar o desempenho e a produtividade, tanto dos funcionários quanto dos gestores e equipes, melhorar o clima organizacional, estimular a autonomia e incentivar a busca por novas informações. Sendo assim, é uma ferramenta fundamental para definir o sucesso dos negócios, e o aperfeiçoamento dos profissionais.

Como praticar essas habilidades?

1) Realize cursos de formação

Para aperfeiçoar os seus conhecimentos teóricos, é interessante investir em cursos de formação em instituições de ensino reconhecidas e com boas avaliações. Desde cursos de verão até aulas livres, as informações são mais importantes do que o próprio certificado, e posteriormente você poderá adicionar essa experiência em seu currículo.

Além disso, é recomendado construir um portfólio com os trabalhos e projetos criados a partir dessas formações, pois assim você consegue apresentar aos recrutadores quais foram as habilidades adquiridas ao longo do curso. Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais, principalmente o LinkedIn e outras plataformas profissionais.

2) Invista em idiomas

Um tipo de hard skill comum é o conhecimento em idiomas, pois essa é uma habilidade cada vez mais valorizada dentro das empresas que estão trabalhando no princípio da competitividade desde o momento da contratação. Contudo, já não é mais suficiente o domínio do inglês, porque expandir o domínio de idiomas para outras linguagens é ainda mais interessante.

Em específico, as empresas que trabalham com clientes internacionais ou com intercâmbios linguísticos valorizam ainda mais esse interesse, e pode ser um importante diferencial no currículo. Desde os cursos na modalidade presencial até o ensino à distância, é interessante pensar em como o idioma poderá fortalecer a sua atuação e ajudar você a se diferenciar da concorrência.

3) Participe de eventos

Mais do que se limitar à sala de aula, é interessante participar de eventos para ter contato com os outros profissionais e se informar sobre o que está acontecendo no seu mercado. Procure por congressos, seminários, colóquios, lançamentos de livros e/ou palestras que sejam interessantes para se inscrever. Em alguns casos, pode-se adicionar o certificado nas redes sociais ou no currículo.

Caso prefira, o candidato tem a opção de participar de maneira remota. Nesses eventos, é interessante construir uma rede de contatos, fazer perguntas, trabalhar como voluntário e se mostrar para potenciais parceiros de negócios, empregadores e equipes.