Dentre as inúmeras questões linguísticas que geram discussões acaloradas, a escolha entre “haja vista” e “haja visto” é um dos temas que frequentemente causa dúvidas. Afinal, a expressão apresenta flexão de gênero e número?
A seguir, entenda se estes termos estão corretos e como empregar cada um deles em seus escritos.
Como usar “haja vista”?
“Haja vista” é uma locução conjuntiva adverbial utilizada para indicar algo que deve ser considerado ou observado, podendo ser substituída por termos como “tendo em conta”, “basta ver” ou “a prova disso”.
Ela é formada pela conjugação do verbo “haver” na terceira pessoa do imperativo afirmativo (“haja”) e pelo substantivo feminino “vista”, relacionado à visão. Essa expressão é invariável, o que significa que não sofre alterações em relação ao gênero e número das palavras na frase em que é empregada.
Confira estes exemplos:
- Os trabalhadores estão descontentes com os seus salários, haja vista a manifestação que foi organizada ontem.
- A empresa está investindo em treinamentos para os funcionários, haja vista os resultados positivos alcançados em outras filiais.
- A qualidade do produto deixou a desejar, haja vista as reclamações constantes dos clientes.
- A cidade está investindo em infraestrutura, haja vista as melhorias nas estradas que foram concluídas recentemente.
- O filme foi um sucesso de bilheteria, haja vista a grande audiência nos primeiros dias de exibição.
Embora alguns autores sugiram variações como “hajam vista” ou “haja vista a” (com preposição), a maioria dos especialistas indica que a expressão é invariável e deve ser usada na forma “haja vista”, sem alterações em gênero e número.
“Haja visto” está correto?
A utilização de “haja visto” no sentido de “tendo em vista” está errada. É possível, contudo, encontrarmos na língua portuguesa essa estrutura, sendo a junção do verbo auxiliar haver na 1.ª ou na 3.ª pessoa do singular do presente do subjuntivo (haja) com o particípio do verbo principal ver (visto). Ainda assim, esta estrutura verbal é pouco utilizada, sendo mais empregada pelos falantes o verbo auxiliar ter (tenha visto).
Exemplos com haja visto:
- Tomara que o presidente da empresa haja visto o erro do funcionário.
- Acredito que ele haja visto a partida de futebol com os amigos.