“Há muito tempo” e “a muito tempo” é uma dúvida comum e pode até gerar confusão na hora de redigir um texto.
As duas formas existem na língua portuguesa, mas suas regras devem ser compreendidas e o contexto deve ser analisado. Isso para o emprego correto dessas expressões. Continue lendo e saiba mais a seguir.
Quando usar “há muito tempo”?
A forma “há muito tempo” é usada para indicar uma ação ou situação que ocorreu no passado e que tem relação com o presente.
Ela é equivalente a “faz muito tempo” ou “desde muito tempo”. Nesse caso, o verbo “haver” funciona como um verbo impessoal, ou seja, não tem sujeito e fica sempre na terceira pessoa do singular. Veja alguns exemplos:
- Há muito tempo eu não vejo meu primo (Faz muito tempo que eu não vejo meu primo);
- Ele não trabalha aqui há muito tempo (Ele não trabalha aqui desde muito tempo);
- Há muito tempo que ela não liga para mim (Faz muito tempo que ela não liga para mim).
É importante lembrar que dizer “há muito tempo atrás” é redundante. O verbo “haver” já indica tempo passado, então não é necessário usar o advérbio “atrás”. A expressão certa é simplesmente “há muito tempo”.
Quando usar “a muito tempo”?
A forma “a muito tempo” é usada para indicar uma ação ou situação que vai ocorrer no futuro ou que está em andamento.
Ela é equivalente a “daqui a muito tempo” ou “por muito tempo”. Nesse caso, o “a” é uma preposição que indica distância ou duração. Observe abaixo:
- Daqui a muito tempo eu estarei formado e poderei exercer a profissão que escolhi;
- O dinheiro que investimos nos trará resultados daqui a muito tempo;
- Estudo agora para, daqui a muito tempo, ser dono do meu próprio negócio;
- Você precisa plantar agora para colher os frutos daqui a muito tempo.
Como evitar erros na hora de escrever essas expressões?
Uma dica para evitar erros na hora de escrever “há muito tempo” ou “a muito tempo” é substituir a expressão por outra equivalente e verificar se o sentido da frase se mantém. Por exemplo:
- Certo: Há muito tempo eu não como chocolate (Faz muito tempo que eu não como chocolate);
- Errado: A muito tempo eu não como chocolate. (Daqui a muito tempo eu não como chocolate).
Lembre-se de que “há” é usado para falar sobre o passado. Já “a” é usado para indicar tempo futuro ou distância, como “a dois meses do casamento” ou “a três quilômetros daqui”.
Uma boa maneira de lembrar é associar o “h” de “há” com “horas” ou “história”, termos ligados ao tempo. E pense no “a” como um caminho ou distância a ser percorrida.
Outra dica é substituir a palavra em dúvida. Se “há” puder ser trocado por “faz” (como em “há anos” por “faz anos”), está correto. Se “a” puder ser trocado por “para a” e fizer sentido, está certo também.
Agora que você entende a diferença, pratique lendo e escrevendo em português para ficar mais familiarizado e evitar erros comuns.