Criar plantas nem sempre é uma missão fácil, pois há espécies mais exigentes em relação aos cuidados básicos. Porém, existem 7 dicas para cultivar horta em apartamento que podem te ajudar a garantir temperos frescos e verduras para as suas refeições.
O principal quesito nessa missão é entender quais são os pontos estratégicos dentro da sua residência que irão fornecer todos os recursos naturais que as plantas precisam. Depois, basta complementar esses fatores com a rega frequente, utilização de adubos e cuidado com a presença de pragas. Saiba mais informações a seguir e aprenda a cultivar sua horta dentro do apartamento:
7 dicas para cultivar horta em apartamento
- Procure por locais que tenham raios de sol: de preferência, posicione as suas mudas em uma região que tem incidência de luz solar durante, pelo menos, 4 horas do dia. Opte por janelas e varandas.
- Escolha os casos corretos: para garantir que a sua horta crescerá bem, opte por vasos que tenham espaço para o crescimento das raízes. O melhor material é o barro, mas recomenda-se que os vasos tenham de 7 a 15 centímetros de profundidade.
- Use uma terra de qualidade: procure escolher um substrato que irá recriar as condições do ecossistema natural daquela planta, pois assim você fornece todos os recursos necessários.
- Selecione brotos ou sementes: não compre uma muda em crescimento para plantar na horta, pois a adaptação é mais difícil. Utilize brotos ou sementes para ter resultados mais rápidos.
- Regue do jeito certo: pesquise a quantidade de água e a frequência de rega que cada vegetal precisa, porque nem todos se adaptam ao mesmo nível de água.
- Invista na adubação: os adubos fornecem os nutrientes e substâncias que podem estar em falta na terra para que as plantas cresçam corretamente. Compre um bom adubo orgânico para ajudar no desenvolvimento.
- Identifique os visitantes: nem todo inseto na planta é uma praga, pois abelhas e joaninhas são exemplos de visitantes que podem beneficiar no desenvolvimento. Pesquise e observe o que está acontecendo com a planta ao longo do tempo.