Dúvidas sobre a gramática da Língua Portuguesa são extremamente frequentes, ainda mais quando falamos em quem está se preparando para prestar algum tipo de concurso ou fazer provas. Por isso, se você ainda não entende quando se deve usar “em” ou “a” em relação ao verbo “ir”, continue a leitura e resolva essa questão hoje mesmo.
Em primeiro lugar, é preciso entender que o verbo “ir” é classificado como transitivo indireto, ou seja, sua regência verbal acontece por meio do uso de alguma preposição, como “a” ou “em”.
Ainda que, na língua falada, estejamos habituados a usar ambas as preposições, é importante entender qual é a aplicabilidade ideal de cada uma delas, especialmente na hora de responder a perguntas a respeito da Língua Portuguesa. O certo, é, então, usar “em” ou “a” quando estamos conjugando o verbo “ir”?
Qual preposição usar com o verbo ir?
Na linguagem coloquial, que inclui a língua falada, é muito comum usarmos a preposição “em” quando conjugamos o verbo “ir”. A norma culta, no entanto, estipula que o mais correto seria dizer “ir a” algum lugar.
Conforme as regras de regência, a preposição “a” deve ser utilizada quando o verbo tem sentido de deslocamento em direção a algum lugar e quando o sujeito terá pouco tempo de permanência nesse lugar. Veja alguns exemplos:
- Ir à academia.
- Ir à missa das 10h.
- Ir à escola de música.
- Ir ao clube de leitura.
- Ir ao cinema com as crianças.
- Ir ao trabalho com o colega.
Veja que usamos a crase em alguns exemplos. Esse acento indica a existência da contração da preposição “a” com o artigo feminino “a”. Ou seja: a + a = à. No caso das palavras masculinas, como “cinema” ou “trabalho”, a preposição é contraída com o artigo masculino, resultando em “ao”.
Já quando a preposição “a” indica o movimento até um lugar específico, ela passa a ser usada ao lado de verbos de movimento, que indicam que o sujeito, quando vai, vai a algum lugar. Veja exemplos:
- Vou ao banheiro e já volto.
- No fim de semana, fui ao cinema com meu pai.
- Avise meu filho que vou ao banco.
- Ele vai ao dentista às 15h.
Quando se usa a preposição “em” com o verbo “ir”?
O verbo “ir” é comumente utilizado, especialmente na linguagem falada e coloquial, ao lado da preposição “em”. Ainda que esse uso seja comum, é importante saber que ele não é gramaticalmente correto. Confira alguns exemplos:
- Ir na missa das 08h.
- Ir na praia ao fim de semana.
- Ir na escola fazer a prova.
- Ir na academia para a aula.
- Ir no trabalho.
Contração da preposição “em” com “a”
Sempre que falamos em contrações da Língua Portuguesa, nos referimos a duas palavras que se juntaram e viraram uma só. Aqui, como estamos falando de preposições, podemos entender que a contração de “em” com “a” resulta em “na”. Da mesma forma, a contração de “em” com “o” resulta em “no”.
A preposição “em”, originalmente, é usada para indicar um movimento feito para dentro. Por isso, ela não deve ser utilizada ao lado de verbos que indicam movimento, mas sim combinada com verbos que indicam posição. Ou seja: quem está, está em algum lugar. Veja os exemplos:
- Avise a professora que estou no refeitório e já volto.
- Estou esperando você no cinema.
- Diga ao meu pai que estamos no clube.
- Às 13h ela estará na consulta médica.