Muitas pessoas têm medo ou vergonha de ficar sozinhas, achando que isso é sinal de fracasso social ou de abandono. No entanto, pesquisas recentes mostram que a má reputação da solidão está prestes a mudar.
Ficar algum tempo sozinho é essencial para o nosso bem-estar, pois ajuda-nos, entre outras coisas, a regular as nossas emoções.
Em outras palavras, a solidão é uma grande promotora de estabilidade e saúde mental, e pode fornecer os benefícios listados abaixo.
5 benefícios da solidão para a saúde mental
1. Ajuda a combater a ansiedade e depressão
Um estudo da Universidade de Buffalo mostrou que passar um tempo de qualidade sem ninguém por perto pode reduzir o estresse e o risco de ansiedade ou depressão.
A pesquisa analisou 295 voluntários que responderam sobre a sua solidão e como aproveitavam o tempo sozinhos.
Os resultados mostraram que esses momentos eram uma forma de privacidade e que muitos voluntários usavam esse tempo para fazer atividades criativas.
A pesquisa concluiu que a solidão intencional pode trazer benefícios de curto prazo para o pensamento e o cérebro, promovendo um maior equilíbrio, produtividade e felicidade.
2. Aumenta a produtividade
Quando não há distrações e interrupções, a pessoa consegue se concentrar melhor, o que faz com que mais trabalho seja realizado no menor tempo possível.
Isso é o que revela um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, em colaboração com um centro de pesquisa da Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos.
Os autores concluíram que a solidão pode aumentar a produtividade porque permite uma maior concentração, um menor estresse e uma maior satisfação com o espaço de trabalho.
3. Promove o autoconhecimento
Segundo uma investigação da Universidade de Mannheim, na Alemanha, ficar sozinho nos permite entrar em contato com os nossos próprios pensamentos, emoções e sensações, o que significa que podemos entender melhor quem realmente somos.
Quando estamos sozinhos, podemos dedicar tempo a atividades que nos trazem alegria e satisfação, experimentar novos hobbies e fazer coisas que talvez não tivéssemos tido a oportunidade de explorar antes.
Nesse sentido, a pesquisa sugeriu que as pessoas solitárias podem se beneficiar de passar um tempo consigo mesmas, explorando os seus pensamentos, sentimentos e aspirações, e encontrando formas de expressar a sua individualidade e contribuir para o mundo.
4. Aumenta a autoestima
Uma revisão de dados de mais de 5 mil adolescentes de 15 anos que participaram do estudo Health Behaviour in School-aged Children (HBSC) em 2018, também apontou os benefícios da solidão para a autoestima.
A análise sugere que períodos de solidão podem oferecer oportunidades para reflexão e desenvolvimento pessoal. Quando você passa um tempo sozinho, fica livre de comparações sociais.
Você se concentra em sua própria jornada sem se preocupar com o que os outros estão fazendo. Isso facilita a autoaceitação e pode levar a uma maior compreensão de si, fortalecendo o amor próprio.
5. Promove a empatia
A empatia é a capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa, ou seja, se sensibilizar com as experiências físicas e emocionais dos outros.
Uma pesquisa online com 55.000 participantes de vários países, chamada de BBC Loneliness Experiment (Experimento de Solidão da BBC), mostrou que a solidão não influenciava a empatia pela dor física, mas aumentava a empatia pela dor social.
Os indivíduos que se sentiam mais solitários se identificavam mais com aqueles que sofriam de dor social, pois tinham vivenciado situações semelhantes. O estudo foi feito liderado pela BBC e pela Universidade de Manchester.
Como aprender a gostar de ficar sozinho?
Confira cinco dicas práticas para aprender a gostar de ficar sozinho e aproveitar ao máximo seu tempo:
1. Mude sua perspectiva sobre a solidão
Estar sozinho não é o mesmo que ser solitário. A solidão pode ser uma oportunidade de se conectar consigo, explorar seus interesses e crescer pessoalmente.
2. Desligue-se das distrações digitais
As redes sociais podem fazer você se sentir mais isolado e insatisfeito com sua vida. Evite comparar-se com os outros e foque no que faz você feliz.
3. Escolha atividades que você ama
Não desperdice seu tempo sozinho com tarefas chatas ou obrigatórias. Aproveite para fazer coisas que você gosta, como ler, ouvir música, meditar, caminhar ou aprender algo novo.
4. Expresse suas necessidades aos outros
Não tenha medo de dizer às pessoas que você precisa de um tempo para si. Estabeleça limites claros e respeitosos sobre quando você está disponível e quando você prefere estar só.
5. Aprecie os benefícios da solidão
Como você viu, ficar sozinho pode trazer muitas vantagens para sua saúde mental e emocional, como reduzir o estresse, aumentar a criatividade, melhorar a autoestima e fortalecer a independência.