Existem mais de 400 raças de cães espalhadas pelo mundo, desde pequenos Chihuahuas até cachorros gigantes, como o Mastim napolitano. Desse modo, alguns podem pensar equivocadamente que cães de grande porte tendem a ser mais agressivos ou mais perigosos devido seu tamanho e força descontrolada.
Felizmente, esses pets maiores também são sinônimo de proteção, cuidado e carinho em família. Contudo, requerem uma série de cuidados especiais e um local onde possam se movimentar e viver de forma confortável. Veja as maiores raças de cachorros do mundo a seguir.
10 maiores raças de cachorros do mundo
1. Mastim napolitano
Dentre todas as raças caninas, esta é possivelmente considerada uma das maiores raças caninas do mundo. É um cão originário de 3000 anos a.C., onde eram inicialmente usados pelos romanos como cães de guarda, cães de guerra e para lutar contra ursos e leões em combates circenses.
2. Mastiff alemão
Ao contrário do que muitos pensam, sua origem é neste país e não na Dinamarca. Eles são conhecidos por sua natureza protetora e por serem excelentes cães de guarda. Apesar de seu tamanho, os Mastiffs são gentis e carinhosos com suas famílias.
3. Dogue alemão
O Dogue Alemão pode pesar até 90 kg e tem quase 1 metro de altura. Requer muito espaço e atividade constante para evitar a atrofia muscular e articular.
4. Tosa inu
Esta raça tem origem japonesa e é um cão firme e vigilante, mas é especialmente protetor e apegado aos seus familiares. Seus animais podem chegar a pesar 61 kg e medir até 82 cm.
5. Terra nova
É um cão de origem canadiana, de aspecto imponente, mas de carácter extremamente leal e terno, o que não lhe tira a capacidade e o instinto de proteger os seus.
Fisicamente, este cão pode pesar até 70 kg e medir cerca de 71 cm. Em termos de temperamento são tranquilos, muito leais e dóceis, ideais para famílias com crianças e idosos.
6. Dogue-de-bordéus
O Dogue-de-bordéus é uma raça de grande porte que requer cuidados e atenção especiais em sua alimentação. Eles são originários da França e desde sua origem foram usados como cães de trabalho devido à sua disposição física e pesada.
São cães que podem medir 68 cm e pesar 50 kg. Em termos de temperamento, são tranquilos, mas permanecem alerta a estranhos e defendem seus donos quando sentem uma ameaça.
7. Pastor-da-ásia-central
Também conhecido como alabai ou mastim-da-ásia-central, esses belos cães de raça grande são caninos do tipo molosso, geralmente encontrados na cor branca. Eles são originários de várias regiões, incluindo Afeganistão, Cazaquistão e Rússia, entre outros. Além disso, são calmos, amigáveis, independentes e fiéis aos seus donos, sendo ideais para casas grandes com espaços abertos.
8. São Bernardo
Com uma expectativa de vida de 10 anos, esses cães gigantes são originários dos Alpes suíços e do norte da Itália. São cães mansos, de comportamento amistoso, familiar e tranquilo.
Eles gostam de estar com a família, embora não sejam tão ativos, mas devem evitar ser muito sedentários para evitar doenças no sistema músculo-esquelético. Seu peso máximo em condições saudáveis é de 64 kg e sua altura pode chegar a 90 cm.
9. Lébrel irlandês
Esta raça de origem irlandesa é considerada o cão de porte médio mais alto do mundo, chegando a 86 cm. O macho médio pode pesar 54 kg e as fêmeas 41 kg. Eles são cães gentis, inteligentes e amigáveis. Além disso, são ativos e precisam de caminhadas diárias para liberar energia e manter o porte.
10. Dogo argentino
Por fim, o Dogo argentino é um cão de caça originário da província de Córdoba neste país. Este cão tem um instinto de caça muito acentuado; por isso, gosta de farejar e estar constantemente ativo, pois tem muita energia para liberar.