Devido aos processos linguísticos, é comum que surjam novas palavras em um idioma que, aos poucos, são reconhecidas de forma oficial.
Um exemplo disso é a palavra “gestuante”, que foi recentemente reconhecida pela Academia Brasileira de Letras (ABL) no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp).
A inclusão dessas novas palavras no nosso vocabulário oficial é uma forma de reconhecer a evolução da língua de maneira oficial.
Essas mudanças são influenciadas por diversos processos sociais, incluindo transformações científicas, tecnológicas e culturais.
Entenda, a seguir, qual é o significado de “gestuante” e em quais contextos é possível usar a nova palavra.
O que significa gestuante?

A palavra gestuante foi reconhecida pela Academia Brasileira de Letras. Reprodução/Pexels
“Gestuante” é uma palavra que foi recentemente reconhecida pela ABL e é classificada como um adjetivo, tendo origem no verbo “gestuar”.
Entendendo sua origem e observando a palavra, é possível supor o seu significado, que está relacionado ao verbo.
De acordo com a ABL, “gestuante” é aquela pessoa que se expressa por meio do uso de língua gestual, de sinais.
Também está relacionada a outras palavras derivadas do verbo, como gestuário e gestualizar.
Exemplos de frases com “gestuante”
É possível que o significado ainda pareça um pouco confuso se olharmos apenas para a sua definição. Por isso, confira alguns exemplos de frases com “gestuante” que podem ajudar a compreender melhor o sentido da nova palavra:
- Os gestuantes da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) demonstram padrões distintos de incorporação ao narrar eventos visuais complexos;
- A pesquisa analisou como crianças surdas gestuantes adquirem estruturas gramaticais;
- Entre os gestuantes experientes, observa-se uma maior fluidez na transição entre classificadores verbais e nominais;
- A variação sintática entre diferentes faixas etárias de gestuantes evidencia mudanças na estrutura da linguagem ao longo do tempo;
- O estudo comparou a percepção de gestuantes nativos e não nativos ao reconhecer sinais ambíguos em contextos comunicativos;
- As narrativas gestuais analisadas mostraram como os gestuantes constroem discursos coesos por meio da espacialização e da incorporação;
- A poesia visual é uma forma de expressão artística explorada pelos gestuantes para criar imagens poéticas em movimento;
- A fluência de um gestuante pode ser avaliada pela precisão dos movimentos e pela naturalidade na alternância entre diferentes modos discursivos.
A Academia Brasileira de Letras e novas palavras
O registro de novas palavras é feito pela ABL ao observar que os termos passaram a ter um uso recorrente na Língua Portuguesa, mas ainda não são reconhecidos.
Isso pode acontecer com vocábulos que ganharam novos sentidos ao longo do tempo, neologismos e até empréstimos linguísticos.
Nesse sentido, a catalogação desses novos termos no Volp tem sido feita desde 1982.
Veja outros exemplos de novas palavras registradas:
Audismo
Audismo é um substantivo masculino que foi recentemente registrado no Volp. É utilizado para se referir ao preconceito contra pessoas surdas, sendo sinônimo de ouvintismo e surdismo.
Também existe a variação “audista”, que é um adjetivo para pessoas que praticam o audismo, ou seja, que têm uma ação preconceituosa contra pessoas surdas.
Exemplo: O audismo estrutural ainda se manifesta na falta de acessibilidade em espaços públicos e na educação formal.
Microplástico
Microplástico é um substantivo masculino que foi registrado no Volp por conta da evolução das discussões científicas e ambientais.
A palavra refere-se aos resíduos de plásticos que medem entre 0,001 mm e 5 mm, sendo considerados um dos principais poluentes do meio ambiente, afetando principalmente o ecossistema marítimo.
Exemplo: O impacto do microplástico na cadeia alimentar ainda não é totalmente compreendido, mas já existem indícios de riscos à saúde humana.