A data das provas do concurso público está próxima e ainda falta muito conteúdo para estudar? Relaxa. Pode ser que esteja faltando uma gestão de tempo eficiente em sua rotina de estudos. Mesmo que o concurseiro tenha uma agenda cheia de atividades, a sua produtividade não pode ser afetada. Se você deixar a organização fazer parte da sua vida, tudo pode ficar bem mais fácil. Essa matéria selecionou 10 dicas de ouro sobre como organizar as tarefas diárias.
Continue conosco até o final da leitura para descobrir como fazer uma gestão de tempo eficaz e aumentar as chances de ser aprovado no concurso. Aquele concurseiro que é uma pessoa organizada pode ter mais chances de sucesso, já que o tempo se torna o seu aliado, e não o seu inimigo. Confira.
Como fazer uma gestão de tempo eficiente?
1) Estipule uma meta diária
Para conseguir organizar suas tarefas do dia a dia, o concurseiro precisa ter uma meta diária que seja realista e manter o foco nela. Quando você tem um alvo, todos os seus esforços são direcionados para ele e, automaticamente, o seu planejamento será mais eficiente, bem como as suas ações para atingir o seu objetivo. Estabeleceu que vai estudar cinco horas todos os dias? Mantenha-se firme nesse propósito.
2) Liste suas tarefas
Outra dica interessante sobre como fazer uma gestão de tempo. Estipulou a sua meta diária, concurseiro? Então, chegou a hora de listar tudo aquilo que precisa fazer para alcançá-la. Pegue uma folha de papel em branco e escreva todas as tarefas que devem ser realizadas. Essa ação permite que você não se esqueça de nada do que precisa ser feito.
3) Gestão de tempo: Tenha prioridades
Quando tudo é urgente, nada é urgente. O concurseiro que deseja gerir o seu tempo com a máxima eficiência precisa definir as atividades que são prioritárias naquele dia. Mas é preciso tomar cuidado para não se concentrar demais naquilo que é prioridade e se esquecer das outras tarefas que também merecem a sua atenção. Analise o cenário friamente e estabeleça o que tem mais urgência, fechado?
4) Faça um planejamento
Para organizar suas tarefas diárias, o concurseiro precisa fazer um planejamento, que pode ser diário, semanal ou mensal. Quando ele faz isso, consegue ter uma noção das atividades que deverão ser realizadas ao longo do dia, da semana ou do mês. Essa estratégia possibilita que a sua rotina de estudos fique muito mais organizada. A sua produtividade agradece.
5) Faça uma coisa de cada vez
Mais uma boa dica sobre gestão de tempo. Se você é daquelas pessoas que têm o costume de estudar duas ou mais disciplinas ao mesmo tempo, a sua produtividade pode ficar comprometida. O problema é que esse nocivo comportamento pode impedi-lo de concluir as atividades mais urgentes e te levar ao esgotamento físico e mental. Realize uma tarefa de cada vez e só passe para a próxima quando terminar a anterior. O contrário pode não dar certo.
6) Evite a procrastinação
Quer fazer uma gestão de tempo eficaz? A procrastinação não deve fazer parte da rotina do concurseiro. Ficar postergando tarefas ou enrolando ao máximo para começar a estudar, nunca é o mais recomendado, pois isso afeta em cheio o seu aprendizado e só traz estresse para a sua vida. Encare de frente tudo o que tem para fazer e sem enrolações, combinado? Ficar adiando pode te deixar ainda mais ansioso.
7) Organize seu local de estudos
Não existe nada pior do que estudar em um local sujo, bagunçado e com muita poluição visual, certo? Para o concurseiro conseguir organizar suas tarefas diárias, primeiramente ele precisa deixar o seu local de estudos bem organizado. Por exemplo, se você estuda em seu quarto, mantenha-o sempre limpo e com cada coisa em seu devido lugar. Só deixe em cima da sua mesa aquilo que possa contribuir para o seu aprendizado.
8) Faça pausas regulares
Você é daqueles concurseiros que estudam 10 horas ou mais por dia e não param nem para descansar um pouco ou almoçar direito? Essa pode não ser uma atitude interessante. Além de não conseguir se organizar com eficiência (já que a sua mente estará cansada), a sua produtividade também ficará no prejuízo. A cada duas horas de estudos intensos, o ideal é fazer uma pausa de 15 minutos. Seu cérebro agradece.
9) Gestão de tempo: Saiba dizer “não”
Para organizar suas tarefas diárias, o concurseiro também precisa saber dizer “não”, quando for necessário. Muitas vezes, determinadas atividades podem ser realizadas depois, sem prejudicar o seu desempenho ou aprendizado. Agindo dessa forma, você perceberá que o seu dia estará muito mais organizado e proveitoso. Além disso, a sua mente não ficará esgotada quando terminar de estudar.
10) Elabore um cronograma de estudos
A nossa última dica sobre como fazer gestão de tempo. Se você elaborar um cronograma de estudos, poderá ter uma noção da quantidade de conteúdo que ainda falta estudar e distribuí-lo igualitariamente ao longo da semana ou do mês. Essa tática permite que o concurseiro estude todas as disciplinas cobradas pelo edital e aprenda com mais eficiência.