Nos últimos anos, diversas ferramentas de IA foram desenvolvidas e disponibilizadas para o público, como ChatGPT, Bard e mais recentemente Gemini, permitindo que as pessoas interajam com chatbots, criem conteúdos criativos, obtenham informações relevantes e muito mais.
Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais as diferenças entre esses modelos e para quais finalidades eles foram criados. Primeiramente, vamos entender do que se trata cada um, e em seguida, compreender o que as distingue.
O que é Gemini?
Conforme definido pela empresa de tecnologia, o Gemini é um modelo de IA multimodal capaz de generalizar, compreender e combinar diferentes tipos de informação, incluindo texto, áudio, imagens, vídeos e linguagens de código.
O Google destaca que essa nova IA é a mais flexível, maior e mais capaz já criada, resultado de um trabalho colaborativo entre várias equipes, incluindo as equipes DeepMind e Google Research.
O Gemini é projetado para operar eficientemente em uma ampla gama de dispositivos, desde telefones celulares até data centers. A bigtech afirma que esse modelo terá um impacto significativo na forma como os desenvolvedores e clientes corporativos constroem e dimensionam soluções de IA.
O que é ChatGPT?
O ChatGPT é uma ferramenta de IA da OpenAI, uma organização de pesquisa sem fins lucrativos dedicada a criar e promover uma IA alinhada aos valores humanos. Trata-se de um chatbot, ou seja, uma interface que atende a pedidos dos usuários a partir de comandos de texto.
O GPT-3.5 é sua versão gratuita e limitada, já o GPT-4 é baseado em redes neurais profundas que pode gerar textos coerentes e fluentes a partir de qualquer entrada. De modo geral, esta IA pode gerar textos criativos, como códigos, poemas, cartas, histórias, etc., além de responder perguntas e conversar sobre diversos assuntos.
O que é Bard?
O Bard é um chatbot de inteligência artificial desenvolvido pelo Google. Lançado em março de 2023, que passou a utilizar o Gemini Pro, o modelo de linguagem multimodal do Google, para fornecer informações relevantes, precisas e atualizadas de acordo com a web em tempo real.
Assim, o Bard pode gerar textos criativos, responder perguntas, traduzir textos para diversos idiomas e até realizar tarefas como organizar uma base de dados ou montar uma planilha. Ele também pode lidar com diferentes formatos de informação, como texto, imagem, vídeo e código, graças ao Gemini.
Qual a diferença entre essas inteligências artificiais?
A diferença entre Gemini, ChatGPT e Bard é conceitual e funcional. O Gemini é um modelo de linguagem de IA, ou seja, é o software que faz a tecnologia funcionar nos produtos do Google. Já o ChatGPT e o Bard são chatbots, ou seja, são produtos finais que levam a inteligência artificial diretamente aos usuários.
Contudo, o Gemini terá 3 versões: Ultra, Pro e Nano. Cada um deles será adaptado às necessidades e preferências dos diferentes tipos de utilizadores e oferecerá diferentes funcionalidades.
A versão Ultra é a mais ambiciosa e complexa, pois será capaz de compreender questões apresentadas com texto, voz, imagens e vídeos. Além disso, você poderá gerar respostas multimodais, ou seja, aquelas que combinam diferentes formatos e mídias.
Por exemplo, se um usuário pedir ao Gemini Ultra uma receita culinária, o assistente poderá mostrar um vídeo com as etapas a seguir, uma lista de ingredientes em texto e uma imagem do resultado.
A versão Pro será a mais indicada para usuários que procuram um assistente profissional para auxiliá-los em suas tarefas profissionais ou acadêmicas. Com ela será possível realizar pesquisas avançadas na Internet, escrever relatórios ou resumos, criar apresentações ou gráficos, traduzir textos ou áudios, etc.
Além disso, o Gemini Pro terá a capacidade de aprender com as preferências e estilo do usuário para se adaptar às suas necessidades e gostos. Por fim, a versão Nano será a mais simples e acessível, projetada para usuários que desejam apenas ter uma conversa casual ou divertida com o assistente.
Com efeito, o chatbot poderá fornecer informações sobre vários assuntos, contar histórias ou anedotas, jogar jogos ou quebra-cabeças, recomendar filmes ou livros, etc.