A linguagem falada e a escrita possuem algumas diferenças que podem nos fazer questionar qual é a grafia correta de uma palavra.
Na oralidade, é comum que uma mesma palavra seja pronunciada de formas diferentes. Isso acontece, especialmente, devido à diversidade cultural do nosso país.
Assim, sotaques podem influenciar a pronúncia de palavras. Contudo, é preciso ter cuidado, pois eles não interferem na grafia.
Embora existam algumas variações para a mesma palavra, a escrita sempre deve ser reconhecida pela norma culta da Língua Portuguesa.
Nesse sentido, uma palavra que costuma gerar esse tipo de confusão é “geada” ou “giada”.
Sabe qual é a forma correta? Descubra a resposta a seguir:
“Geada” ou “giada”?

A geada é um fenômeno climática mais comum no Sul e Sudeste do Brasil. Foto: Pexels / montagem Concursos no Brasil
De acordo com a norma culta da Língua Portuguesa, a forma correta é “geada” (com “e” mesmo).
A confusão ocorre por um fenômeno da oralidade, uma vez que, em algumas regiões do Brasil, é comum que os falantes pronunciem o “e” com um som semelhante ao “i”.
Desse modo, como esses falantes pronunciam “giada”, podem ficar confusos na hora da escrita e utilizar o “i” no lugar do “e”.
Na linguagem falada, é completamente natural que essas diferenças no modo de falar existam. Afinal, a diversidade cultural é uma das principais características do Brasil.
No entanto, é preciso ter cuidado com a grafia de palavras como essa em contextos formais, uma vez que escrever o termo com “i” foge da norma culta.
Existem algumas palavras que possuem variações, mas este não é o caso de “geada”. A palavra “giada” é incorreta, não tendo nenhum tipo de registro ou respaldo gramatical.
O que é geada?
Geada é um fenômeno meteorológico que ocorre quando a temperatura do ar atinge níveis muito baixos, geralmente igual ou inferior a 0 °C, e o vapor d’água presente na atmosfera se condensa e congela diretamente sobre superfícies expostas, como o chão, telhados, plantas e veículos.
O resultado é a formação de uma fina camada de cristais de gelo, que pode deixar a paisagem com um visual semelhante ao da neve.
A geada costuma se formar nas madrugadas ou nas primeiras horas da manhã, especialmente quando o céu está limpo, os ventos são fracos e a umidade do ar está baixa.
Nesses casos, a perda de calor para a atmosfera é maior e o solo esfria rapidamente, fazendo com que o vapor d’água se transforme em gelo assim que toca as superfícies resfriadas.
As regiões Sul e Sudeste são as mais afetadas por esse tipo de ocorrência climática.
Como a geada é formada?
A geada pode se formar de maneiras diferentes, dependendo das condições climáticas presentes. Veja abaixo os principais tipos de geada e como cada um ocorre:
Geada advectiva
Esse tipo de fenômeno ocorre com a chegada de frentes frias que transportam massas de ar gelado e seco para a região.
Como resultado, há uma queda repentina na temperatura, causada por ventos gelados vindos de outras áreas.
Geada radiativa (ou de irradiação)
A geada radiativa ocorre principalmente em noites frias, com céu limpo, baixa umidade e sem vento.
Nessas condições, o calor acumulado durante o dia escapa facilmente da superfície terrestre para a atmosfera, fenômeno conhecido como perda de calor por radiação.
Geada mista
A geada mista é o resultado da combinação dos dois processos anteriores.
Isso quer dizer que ocorre quando há, ao mesmo tempo, a influência de ventos frios vindos de outras regiões (como na geada advectiva) e também perda de calor por irradiação durante a noite.
Exemplos de frases com “geada”
Agora que você já entendeu a grafia correta de “geada”, o que é e como se forma, confira alguns exemplos de frases:
- A geada cobriu os campos durante a madrugada, deixando tudo com aparência de neve;
- Os produtores rurais estão em alerta por causa da previsão de geada forte para os próximos dias;
- Com o frio intenso, o carro amanheceu com os vidros cobertos de geada;
- Aquela geada negra pegou todo mundo de surpresa e comprometeu a safra de hortaliças;
- O inverno na serra costuma ser rigoroso, com geadas frequentes logo ao amanhecer.