Gatos têm visão noturna? Saiba como funciona a visão desses animais

Como regra geral, os olhos desses animais são semelhantes aos de outros mamíferos. Mas os gatos têm visão noturna? Leia e descubra a seguir.

Você já se perguntou como os gatos enxergam e se eles têm visão noturna? Todos sabemos que esses animais têm sentidos muito aguçados, o que, aliado à sua grande curiosidade, faz com que não percam nada do que acontece à sua volta. Mas como exatamente eles percebem o mundo ao seu redor?

continua depois da publicidade

De modo geral, os olhos desses felinos são similares aos de outros mamíferos, incluindo cães e humanos. No entanto, essa semelhança é apenas superficial, já que os bichanos conseguem ver em condições de pouca luz. Continue lendo e entenda a seguir.

Como os gatos enxergam?

Leia também

A visão do gato é binocular, o que significa que os olhos enviam imagens separadas que são reunidas no cérebro. Essa característica lhes confere excelente percepção de profundidade, ao contrário dos animais de visão monocular, ou seja, com olhos localizados nas laterais da cabeça (tipicamente, aves de rapina).

Além disso, em relação às proporções de seu corpo, seus globos oculares são relativamente grandes, o que os ajuda a ter um campo de vista de 200 graus, bastante amplo, já que o do humano é de 180 graus. Essa condição é característica dos predadores, pois permite que eles tenham uma noção de amplitude do terreno.

continua depois da publicidade

Gatos têm visão noturna?

O gato consegue enxergar muito bem em ambientes com baixa luminosidade, graças à sua forma e a uma camada de tecido situada na parte de trás do olho, chamado tapetum lucidum. Ele é o responsável pelos olhos desses animais brilharem no escuro. Junto com suas pupilas retráteis, fornece uma visão noturna 8 vezes melhor do que os humanos.

No entanto, essa vantagem não se aplica nas horas mais claras do dia, pois os gatos ficam saturados de luz, tornando sua visão embaçada e pouco nítida.

Outras curiosidades sobre a visão dos gatos

  • Miopia: contrariando outro mito, os gatos não são míopes. Eles não sofrem dessa condição, mas não conseguem ver nitidamente como nós, especialmente durante o dia;
  • Olhos azuis: os filhotes nascem com olhos azuis, embora a cor possa mudar à medida que crescem;
  • Tempo de desenvolvimento: a visão dos gatos só se desenvolve após cerca de duas semanas de vida. Isso se soma ao fato de que eles também não ouvem nos primeiros dias;
  • Comunicação através do olhar: além de enxergar, os gatos usam seus olhos para se comunicar. Piscadelas lentas e movimentos sutis da cabeça são maneiras de demonstrar carinho e amor.
Leia também

Concursos em sua
cidade