Gatos são capazes de limpar as energias negativas do ambiente

De acordo com diversas crenças e culturas, ter um gato em casa é essencial para eliminar as más energias e atrair as boas vibrações para o lar.

Os gatos são animais de estimação com um comportamento único e distinto, tanto que existem muitos mitos que envolvem esta espécie felina. Inclusive, ainda hoje se realizam interpretações ou lendas em torno de determinados comportamentos, alguns deles mesmo tão antigos que já estavam presentes na Idade Média.

continua depois da publicidade

Uma das mais comuns é a associação de gatos com a proteção espiritual e a expulsão das más energias. Continue lendo e entenda mais sobre essa relação.

Lendas antigas sobre os gatos

Na mitologia e nas lendas de diferentes culturas, incluindo as civilizações egípcia, japonesa, chinesa e escandinava, a associação de gatos com humanos os fez figurar com destaque.

Leia também

Nesse sentido, no antigo Egito, os gatos eram considerados curandeiros ou capazes de limpar as más energias do ambiente, já que sua própria natureza está relacionada à higiene. Os gatos não apenas se limpam, mas também mantêm as casas livres de ratos e outros animais nocivos ao longo de sua história doméstica.

continua depois da publicidade

Então, como os ratos eram considerados portadores de doenças e más energias, o felino ganha o status de curador, representado pela deusa Bastet. Na verdade, essa importante divindade egípcia era a deusa da música, dança, fertilidade, reprodução e amor.

Por outro lado, na Europa, se alguém matasse um gato, pagava com a própria vida, mas na Idade Média isso mudou porque eles eram considerados servos do diabo e associados às bruxas. Séculos depois, Luís XIII da França interrompeu o extermínio de gatinhos, permitindo que eles se desenvolvessem no Velho Continente.

continua depois da publicidade

Gatos são espíritos guardiões?

Diante dessa bagagem de crenças e superstições, dizem que os gatos são nossos guardiões porque têm uma ligação especial com o mundo mágico. Não só isso, há quem diga que muitas das coisas que fazem podem nos alertar de algum perigo. Portanto, é preciso ficar atento ao seu comportamento.

Se ele mia, não significa que está apenas tentando chamar sua atenção, mas sim que está avisando que uma área da sua casa está infestada de energia negativa.

Até hoje, na China e no Japão, os gatos são considerados protetores espirituais, existe até o gato da sorte chinês (Maneki Neko) que afasta o mal e traz boa sorte.

continua depois da publicidade

Graças a essa crença, a relação que as pessoas têm com os gatos nesses lugares é muito amigável, ou seja, os gatos são muito respeitados e as pessoas procuram adotá-los e cuidar deles.

Além disso, mesmo que não se possa comprovar suas "habilidades especiais" é inegável que os bichanos possuem uma aguda sensibilidade para detectar estados emocionais, doenças, bem como a capacidade de detectar cheiros e estímulos das pessoas, através de seus poderosos sentidos.

Ciência afirma que gatos refletem a personalidade dos tutores

Por fim, a ciência também corrobora com a teoria de que os gatos são animais extremamente sensíveis. Lembra daquela vez em que você estava de luto pela perda de um amigo ou familiar e por algum motivo seu gato não saia do seu lado? Ou quando você conseguiu uma promoção no trabalho e seu amigo felino parecia muito feliz, quase como se compartilhasse sua alegria?

De fato, um artigo publicado na revista Plos One indica que os gatos refletem a personalidade de seus tutores. Para este estudo, mais de 3.000 donos de gatos foram entrevistados para analisar a personalidade dos participantes e para medir a ligação entre linguagem e vocabulário e a evidência de cinco traços gerais: extroversão, amabilidade, abertura, conscienciosidade e neuroticismo.

Resultados do estudo

Descobriu-se que certas características parecem mais dominantes em seus donos, também vistas em seus gatos. Por exemplo, os humanos que pontuaram mais na categoria de neuroticismo tinham gatos que demonstraram problemas de comportamento, enquanto os donos que se classificaram como extrovertidos tinham gatos que também gostavam mais de sair de casa.

Portanto, por mais surpreendente que pareça, os gatos podem captar energia negativa em sua casa e em sua vida em geral. Esses felinos, como todos os animais de estimação, nem sempre entendem o que dizemos. No entanto, eles são incrivelmente talentosos em ler emoções.

Isso ocorre principalmente porque eles passam muito tempo conosco. Com efeito, eles são inteligentes o suficiente para saber quando estamos felizes, tristes, ansiosos ou angustiados.

Leia também

Concursos em sua
cidade