Fuso horário: qual é a diferença de hora entre Brasil e Portugal?

Apesar das semelhanças culturais entre os países, a diferença do fuso horário de Brasil e Portugal é expressiva.

O fuso horário determina não somente as horas do dia, mas também afeta as estações do ano, períodos de colheita e até a cultura das nações. Neste contexto, existe uma diferença entre o Brasil e Portugal.

Ainda que existam diversas aproximações culturais e históricas entre esses dois países, a distinção do fuso é uma das principais. Curiosamente, Portugal possui uma das maiores comunidades brasileiras no país. Entenda mais a seguir.

Qual é a diferença de fuso horário entre Brasil e Portugal?

Por conta da distância geográfica e da posição desses países nas faixas horárias que determinam os fusos, a diferença de horário entre Brasil e Portugal alterna entre 3 e 4 horas. Depende do horário de verão no território português.

Leia também

No geral, Portugal adota o horário de verão entre março e outubro, criando uma diferença de 4 horas a mais do que o Brasil. Assim, enquanto aqui são dez horas da manhã no mês de março, lá em Portugal são duas horas da tarde.

Todo esse cálculo é feito com referência ao horário de Brasília, referência principal do horário brasileiro. Apesar de existirem quatro fusos distintos no país, esse é utilizado como base por se tratar da capital e contemplar mais áreas.

Fora do horário de verão, na parte de outubro a março, onde esse sistema não é vigente, a diferença é de 3 horas. Por isso, quando são dez da manhã aqui no mês de outubro, lá em Portugal são uma da tarde.

Antigamente, quando o Brasil também implementava o horário de verão, a diferença passava a ser de 2 horas. Contudo, como essa política não existe mais, esse cálculo também não é feito.

Tradicionalmente, o horário de verão em Portugal começa no último domingo de março e vai até o último domingo de outubro. Nessa época, os relógios são adiantados em 1 hora.

Como funciona o fuso horário entre esses países?

A princípio, o fuso horário é sempre calculado com base na aproximação com o Meridiano de Greenwich (GMT). O Brasil possui quatro fusos horários distintos, pois a extensão territorial contempla quatro faixas horárias distintas.

Desse modo, o país está organizado da seguinte forma:

De um jeito prático, isso significa que quando em Brasília são dez da manhã, em Fernando de Noronha são onze da manhã. Por sua vez, em Roraima são nove da manhã e no Acre são oito da manhã.

Por outro lado, o território português possui dois fusos, por conta da divisão dos meridianos. Primeiramente, o território continental de Portugal até a Ilha da Madeira estão na mesma direção que o Meridiano de Greenwich.

Em contrapartida, a região do Arquipélago de Açores está em outra linha, o que significa que tem uma hora a menos em comparação com o restante do país. Em termos técnicos, Portugal está localizada na GMT+O e GMT-1.