Todos os motoristas que costumam trafegar pela cidade ou pelo campo durante o dia certamente já tiveram a visão ofuscada pelo sol em algum momento. Pensando nisso, de modo que seja possível aumentar a visibilidade e reduzir as chances de um motorista provocar um acidente, colocando a vida de pedestres e demais condutores em risco, é utilizado o quebra-sol. Contudo, a ferramenta possui uma função secreta que poucos conhecem.
O item fica localizado na frente do veículo, perto do forro do teto. Também chamado de para-sol, pode ser dobrado de modo que cubra o vidro dianteiro de forma parcial, assim impedindo que os raios solares incidam de forma direta durante a direção.
Existem também alguns modelos que vão além, e permitem que o acessório seja montado em outras partes da parte da frente do carro, garantindo mais versatilidade. Mas e a função secreta? Qual seria? Para saber mais, confira esta curiosidade a respeito do item abaixo.
Conheça a função secreta do quebra-sol do carro
O quebra-sol passou por sutis transformações ao longo do tempo desde sua invenção, feita pela Ford. Desde os protetores externos básicos até a versão moderna dobrável, é fato que sua função inicial nunca foi perdida: proteger os olhos do motorista e do passageiro da luz do sol. Contudo, ao longo do último século, a sombra evoluiu, deixando de ser rudimentar para se tornar uma característica indispensável.
No geral, seu conceito é simples. Ele é apenas uma aba para bloquear o sol, mas pequenos acréscimos o tornam uma parte essencial da experiência dentro dos carros atualmente. Por exemplo, uma das adições mais importantes é a do espelho, muitas vezes iluminado, o que torna um acessório de bloqueio do sol em uma verdadeira estação de vaidade. Para quem precisa colocar lentes, arrumar o cabelo ou retocar a maquiagem, o espelho é ideal.
Mesmo assim, fabricantes japoneses e norteamericanos conseguiram levar a ferramenta ainda mais longe, por meio de funcionalidades que tornam o item mais conveniente e confortável. O que muitos não sabem é que esse acessório pode integrar uma aba lateral deslizante, cobrindo o que o quebra-sol tradicional não conseguia bloquear, como perto do espelho central.
Da mesma forma, uma dobradiça articulada pode fazer com que o item seja posicionado para cobrir o sol que entra pela janela do motorista, tão incômodo quanto. E quando ele não é longo o suficiente, a aba extensível pode cobrir a janela quase que por inteiro.
Para quem não possui esses detalhes extras, é possível encontrar os extensores e suportes para quebra-sol pela internet. Mas é preciso tomar cuidado: o acessório não pode jamais impedir a visão do motorista, pois isso pode render multas de trânsito.
Versões modernas
O quebra-sol tradicional continua sendo revolucionado por empresas como a Bosch, que incorporou tecnologia ao design. O ofuscamento do sol agora pode ser combatido de forma efetiva por meio de uma tela LCD transparente, que é equipada com uma câmera. Tecnológico, o item mantém a estrada à frente visível, enquanto bloqueia o ofuscamento de forma ideal.
Chamado de Virtual Visor, a ferramenta futurista foi apresentada no CES 2020 Innovation Awards em Las Vegas, e ganhou um prêmio na categoria Entretenimento e Segurança. O visor utiliza um painel LCD e uma câmera de monitoramento do motorista, de modo que seja possível rastrear a sombra no sol do rosto do condutor.
Por meio de inteligência artificial, o sistema identifica o rosto do indivíduo, as sombras e então escurece somente a área onde a luz está atingindo os olhos. Já o resto da tela permanece transparente, o que não atrapalha a visão. Essa inovação integra a tecnologia de cristal líquido para obstruir a luz, permitindo reduzir de forma significativa o impacto da radiação solar no motorista, e ainda reforçar a segurança.