Existem vários modelos de fita adesiva, cada uma com sua aplicação específica. Algumas são boas para colocar quadros na parede, para isolar fios desencapados, dentre muitas outras funções. Entretanto, uma função secreta da fita adesiva promete facilitar a sua vida de maneira instantânea.
A primeira fita adesiva foi criada em 1925, nos Estados Unidos. Ela foi desenvolvida pelo químico Richard Drew, que tinha como objetivo ajudar pintores de veículos em seus trabalhos de pintura com mais de duas cores.
As fitas adesivas são bastante úteis e podem ser aplicadas em diversas superfícies. Além disso elas possuem diversas funções, sendo utilizadas em montagem de automóveis, na diminuição de ruídos e outras utilidades.
Função secreta da fita adesiva
Usada para cumprir várias funções, a fita adesiva é uma grande aliada na hora da limpeza. Isso porque uma função secreta da fita adesiva promete facilitar a vida de muita gente que deseja manter as roupas com uma boa aparência.
Dessa forma, essa função secreta da fita adesiva permite que ela seja usada para retirar pelos que se acumulam na roupa preta, sendo feito de forma fácil e econômica. Entretanto, apenas o modelo de fita adesiva usada para lacrar caixas e embalagens, aquela mais grossa, é indicada para essa função.
De maneira simples de fazer, o truque com a fita adesiva é realizado com a fita enrolada nos dedos, formando entre duas e três camadas para retirar os pelos. Dessa forma, basta apenas pressionar os dedos no espaço da roupa em que estão os pelos.
A dica é usar a fita adesiva em toda a região afetada, onde se localizam os pelos. Eles vão grudando facilmente na fita, limpando a roupa dos pelos indesejados. Existem outros tipos de fita que realizam essa função, entretanto são mais caras e precisam ser trocadas com o tempo.
O que é a fita adesiva?
A fita adesiva é uma ferramenta que possui dois elementos predominantes, como é o caso da superfície base e do adesivo. A base pode ser feita de vários materiais, que incluem polietileno, papel e outros.
Os adesivos, também conhecidos como pressure sensitive adhesive (PSA) ou adesivo sensível a pressão, trabalham justamente dessa maneira: um adesivo especial é fixado quando é realizada uma pressão no dispositivo.
Dessa forma, as fitas adesivas são ferramentas bastante úteis, sendo aplicadas na montagem de automóveis, na diminuição de ruídos, no isolamento elétrico de motores ou até mesmo para lacrar e fechar caixas e envelopes.
Atualmente, a indústria responsável pela fabricação deste tipo de item está se reinventando e desenvolvendo algumas novidades. É verdade que as técnicas de fabricação foram evoluindo juntamente com as opções de materiais, cada vez mais abrangentes.
Tipos de fitas adesivas
O primeiro exemplar de uma fita adesiva foi desenvolvido em 1925, nos Estados Unidos. A ideia partiu do químico Richard Drew, que tinha como objetivo ajudar pintores de carros que necessitavam fazer divisórias nos automóveis quando estivessem pintando a lataria com mais de duas cores.
Desde então surgiram vários tipos de fitas adesivas, criados especialmente para desempenhar funções específicas, sendo aplicadas com mais eficácia em determinados materiais. Sendo assim, existem tipos mais comuns, como a fita crepe, utilizada em quase todas as situações mais simples.
Outro tipo popular é a silver tape, bastante resistente e usada como material de construção. Com um alto poder de resistência, ela pode ser usada em reparos feitos em canteiros de obras, em dutos e até em consertos de equipamentos de grande porte.
Nesse sentido, podemos destacar alguns tipos de fita adesiva:
- Fita de empacotamento;
- Fita crepe;
- Fita silver tape;
- Fita isolante;
- Fita antiderrapante;
- Fita dupla face;
- Fita para demarcação;
- Fita veda rosca.