Fruta ou fruto: existe diferença?

Fruta ou fruto? O concurseiro que conhece a diferença entre esses dois termos pode garantir valiosos pontos na prova de Conhecimentos Gerais de um certame.

Fruta ou fruto? Você conhece a diferença entre esses dois termos, concurseiro? Milhares de pessoas simplesmente desconhecem que eles não são iguais e acreditam que se trata da mesma coisa, o que é um erro crasso.

Por isso, elaboramos essa matéria que vai te mostrar a diferença entre fruta e fruto. O concurseiro que sempre teve essa curiosidade e quer turbinar os seus conhecimentos para arrasar nas provas do certame, deve continuar lendo até o fim.

Fruta ou fruto?

Fruta

Leia também

Nada mais é do que uma expressão popular massivamente usada. A palavra “fruta” é utilizada para identificar frutos que são comestíveis e possuem sabor adocicado. Por exemplo, a banana, a goiaba, o abacaxi, a laranja, a ameixa e a amora, são “frutas” que podem ser consumidas e contêm sabor doce. A maçã também é uma fruta, mas não é um fruto verdadeiro, sabia?

Milhares de pessoas afirmam por aí que toda fruta é um fruto, mas nem todo fruto é uma fruta. É conveniente salientar que não é recomendado sermos generalistas demais, já que frutas como maçã, morango e caju, por exemplo, não são considerados frutos verdadeiros, ou seja, são pseudofrutos.

Nesses três frutos, a parte carnosa é derivada, em quase sua totalidade, dos tecidos que não pertencem ao ovário. Fruta ou fruto? Conhecer a diferença é importante, concurseiro.

Fruto

Já o fruto é a estrutura produzida por determinadas espécies de plantas angiospermas que tem relação a um grupo de ovários desenvolvidos. Os frutos acabam por garantir a proteção da semente e até auxiliam no importante processo de dispersão.

Os frutos são classificados em: simples, agregados e múltiplos. O fruto simples é formado pelo órgão reprodutivo da flor (chamado de carpelo). A formação do fruto agregado se dá por diversos carpelos livres de uma única flor. Já os frutos múltiplos se originam a partir de um conjunto de flores ou de ovários, ou seja, eles derivam de um processo conhecido como inflorescência.

Abacate, uva, pepino, abóbora, tomate, laranja, maracujá, limão, berinjela, pêssego, kiwi e pimentão são exemplos de frutos. Fruta ou fruto? Agora que você conhece a diferença, não vale se confundir novamente.