“Florzinhas” ou “Florezinhas”: qual é a forma correta de escrever?

O concurseiro que deseja acertar em cheio na ortografia da prova de redação do certame precisa saber se a escrita correta é "florzinhas" ou "florezinhas".

As regras do plural da Língua Portuguesa costumam deixar milhares de concurseiros em dúvida na hora de escrever determinadas palavras ou expressões.

continua depois da publicidade

Por exemplo, a forma correta de escrita é  “florzinhas” ou “florezinhas”? Se bateu aquela incerteza, você está lendo o artigo certo.
Acompanhe-nos até o fim da leitura para saber se a escrita certa em um texto é “florzinhas” ou “florezinhas”.

Afinal, quanto mais conhecimento a respeito da norma culta o concurseiro tiver, maiores serão as chances de aprovação em um disputado certame. Vamos conferir? 

Leia também

Afinal, a escrita certa é “florzinhas” ou “florezinhas”?

A resposta é: ambas as formas estão corretas, concurseiro. Isso mesmo, você pode escolher qual delas usar dependendo do que quer transmitir. Por exemplo, se você está falando sobre flores pequenas, pode usar “florzinhas”, sem problemas.

continua depois da publicidade

Mas se quiser enfatizar ainda mais a ideia de que são flores muito pequenininhas, pode optar por “florezinhas”, combinado? Não há certo ou errado aqui, é mais uma questão de estilo e de como você quer expressar suas ideias.

É importante entender que na Língua Portuguesa, usamos sufixos para modificar as palavras e dar a elas novos significados. Os sufixos são pequenos complementos que colocamos no final das palavras para mudar um pouco o seu sentido.

No caso de “florzinha” e “florezinha” o sufixo é “inha” ou “zinha”. Agora, vamos falar sobre a diferença entre esses dois sufixos. “Inha” e “zinha” fazem praticamente a mesma coisa, mas em algumas situações, um soa melhor do que o outro.

É como se fossem dois caminhos diferentes para o mesmo destino. Quando usamos o sufixo “inha”, estamos dando um toque de carinho à palavra.

continua depois da publicidade

É como se estivéssemos enfatizando que a flor é bem pequena e delicada. Já o sufixo “zinha” também indica algo pequeno, mas de uma forma um pouco mais específica, concurseiro.

Quando usamos “zinha”, estamos dando ênfase à pequenez da coisa, como se estivéssemos apontando para algo realmente minúsculo.

Então, quando falamos “florezinhas”, estamos nos referindo a flores muito pequenininhas mesmo, daquelas que cabem na palma da mão. Ficou claro agora? 

Exemplos

Selecionamos alguns exemplos de frases com “florzinhas” e “florezinhas” para uma melhor compreensão. Veja abaixo:

  • As florzinhas do campo enfeitam a paisagem com suas cores vibrantes;
  • Minha mãe cultivou algumas florzinhas no jardim da frente da nossa casa;
  • Na primavera, é comum vermos as florzinhas desabrocharem nos parques da cidade;
  • As abelhas zumbiam ao redor das pequenas florzinhas em busca de néctar;
  • No bosque, as crianças colheram algumas florzinhas para fazer um buquê para a professora;
  • O vaso sobre a mesa da sala estava decorado com algumas florezinhas secas;
  • As florezinhas que nasciam nas frestas do muro tornavam o ambiente ainda mais acolhedor;
  • O bolo estava decorado com florezinhas de açúcar, dando um toque especial à sobremesa;
  • As florezinhas brancas que apareciam no gramado indicavam que a primavera havia chegado;
  • Durante a caminhada matinal, encontramos um campo repleto de florezinhas silvestres, colorindo a paisagem com tons suaves.

Então, da próxima vez que estiver escrevendo um texto e se deparar com o dilema “florzinhas ou florezinhas”, lembre-se: você pode escolher a forma que mais se encaixa no contexto, já que ambas estão corretas na Língua Portuguesa

continua depois da publicidade
Leia também

Concursos em sua
cidade